Tanque de 15 mil litros de oxigênio tranquiliza serviço em Praia Grande

Publicado em: 20/01/2017

Está funcionando plenamente e com grande capacidade o novo tanque de oxigênio medicinal, de 15 mil litros, do Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande. A operação para instalação na manhã de 8 de janeiro mobilizou dois caminhões e um guindaste. O equipamento substituiu outro com capacidade três vezes menor e representará economia de até 35% com o custo do serviço, que é locado. O trabalho teve início às 8h e terminou ao meio-dia, duas horas a menos do que o previsto.

Nova unidade foi instalada em 8 de janeiro, dando plena capacidade ao município

Nova unidade foi instalada em 8 de janeiro, dando plena capacidade ao município

A troca do tanque criogênico faz parte do plano de economia de gases medicinais, que vem sendo desenvolvido nas unidades do Complexo Hospitalar, a exemplo do que ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Charles Antunes Bechara – a UPA Samambaia. Para realização do serviço, foi necessária interdição da Rua Dair Borges, onde está o local de abastecimento de gás.

De acordo com o engenheiro clínico Victor Andrade Araujo, para a ação também foi preciso o desligamento da rede elétrica no trecho. “Tudo transcorreu dentro da normalidade, sem qualquer imprevisto. Não houve qualquer risco ao fornecimento, já que tanto o hospital quanto o Pronto-Socorro Central são dotados de dois backups, ou seja, um backup do backup”, assegurou.

Segundo o diretor Administrativo do ‘Irmã Dulce’, Alexandre Pereira do Lago, a economia com um tanque maior será sensível devido à redução na periodicidade do abastecimento da unidade. “Antes, era preciso reabastecer o tanque três vezes por semana. Agora, será apenas uma vez por semana”, destacou.

A tranquilidade na reserva para suprir demanda eventualmente excessiva é outra vantagem apontada pelo diretor. “Com esta substituição, aumentamos consideravelmente nossa capacidade, o que oferece uma absoluta tranquilidade, principalmente em período de grandes picos de atendimento, como a temporada de verão”, salientou.

A troca do tanque foi concluída por um guindaste, que içou os dois equipamentos sobre a rede de energia para acondicionamento do tanque no novo local de instalação. O trabalho envolveu setores como a CPFL Energia, fornecedora do serviço, e a operadora Vivo. Cada uma das empresas ficou responsável pelo desligamento das fiações nos postes. A empresa responsável pelo fornecimento do gás é a Air Liquide.