Wagner Kuroiwa expõe obras em galeria do Golden Square Shopping

Publicado em: 30/11/2018

Com 80% de trabalhos inéditos e entrada franca, exposição em
São Bernardo terá vernissage dia 07/12 (sexta-feira), das 17h30 às 22h

 

Wagner Kuroiwa com um dos quadros que estarão na exposição de São Bernardo, a pintura do KM 18 da Rodovia Anchieta

Médico e artista plástico, Wagner Kuroiwa terá 25 obras expostas na Galeria Cia. Arte e Cultura do Golden Square Shopping, em São Bernardo do Campo (SP). O lançamento da mostra ocorrerá em vernissage agendada para a próxima sexta-feira (7 de dezembro), das 17h30 às 22h. A exposição aberta ao público terá início no dia seguinte e irá até o fim de janeiro, com entrada franca e funcionamento durante o expediente do shopping: de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h, aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 22h.

Batizada “Arte Comtexto”, a exposição traz desenhos, pinturas e entalhes em temática variada, construídos a partir de cinco técnicas distintas: aquarela, pastel, serigrafia, entalhe e acrílico sobre tela. Além disso, como o próprio nome da mostra sugere, todas as 25 obras são acompanhadas de um texto correlato do próprio artista, escrito em forma de conto, poema, prosa, crônica ou verso.

“Trago para essa exposição individual meus trabalhos mais recentes. Cerca de 80% das obras nunca foram expostas”, revela Wagner Kuroiwa, que completa: “É uma alegria muito grande expor em São Bernardo, cidade que me acolheu como cidadão. Como forma de homenagem, uma das pinturas separadas é a do KM 18 da Rodovia Anchieta”, revela o artista plástico natural de Garça, no interior de São Paulo, que em 2017 recebeu do Poder Legislativo de São Bernardo o título de ‘Cidadão São-Bernardense’.

DESTAQUE ARTÍSTICO
Reconhecido pelo trabalho rico em detalhes e pelas telas de cores fortes, o artista plástico Wagner Kuroiwa faz parte da geração de pintores descendentes de japoneses que influenciaram a cena artística brasileira nas últimas décadas. Traz mais de 40 exposições individuais no currículo e dezenas de coletivas. Em 1995, apresentou seus trabalhos ao lado de mestres como Manabu Mabe e Tikashi Fukushima, em exposições em São Paulo e Curitiba. Acumula considerável produção e prêmios, como no Salão Bunkyo de Artes Plásticas, em 1997 e 1998, e menção honrosa do Open Studio da União Cultural Brasil-Estados Unidos, em 1999.

Em outubro de 2017, a crítica do São Paulo Shimbun publicou: “Kuroiwa faz parte da geração de pintores descendentes de japoneses que influenciaram a cena artística brasileira nas últimas décadas”. No mesmo ano, expôs na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina (APM), em São Paulo, estreando o novo espaço cultural na APM. Neste 2018, foi convidado a montar exposição na Escola Paulista de Medicina (EPM), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – onde formou-se médico em 1976. A mostra de 5 a 29 de junho reuniu 21 obras e integrou o calendário oficial de comemorações pelo aniversário de 85 anos da EPM.

Além de médico e artista plástico, Wagner Kuroiwa é diretor do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias de São Bernardo e integra o Conselho de Curadores da Fundação do ABC, onde foi vice-presidente em 2017.

SERVIÇO
Exposição “Arte Comtexto”, de Wagner Kuroiwa.
Vernissage: 07/12/2018, das 17h30 às 22h.
Período da Exposição: de 08/12/2018 a 31/01/2019.
Local: Galeria Cia. Arte e Cultura do Golden Square Shopping (Av. Kennedy, 700, Piso 2 – São Bernardo do Campo/SP).
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 22h.
Entrada franca.