Wagner Kuroiwa expõe obras na Escola Paulista de Medicina

Publicado em: 29/05/2018

Evento integra calendário de atividades de aniversário da EPM-Unifesp, que completa 85 anos em 2018

 

No detalhe, uma das obras que reproduz prédio principal da EPM-Unifesp

Médico e artista plástico, Dr. Wagner Shiguenobu Kuroiwa terá 21 obras expostas na Escola Paulista de Medicina (EPM) no período de 5 a 29 de junho, no Edifício de Pesquisa II da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em São Paulo. Dr. Kuroiwa, formado na instituição em 1976, é diretor do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias de São Bernardo (SP) e integra o Conselho de Curadores da Fundação do ABC, onde foi vice-presidente no ano passado. A mostra faz parte do calendário de atividades de aniversário da EPM, que em 2018 completa 85 anos de existência.

Serão expostas 21 obras, muitas com reprodução do prédio principal da instituição. Entre os destaques também estará uma instalação com a imagem de Jesus Cristo crucificado, em um impressionante painel de 3,5 metros de altura e 2,1 metros de largura. “Cristo” foi pintado com pastel aquarela e vernizes sobre uma montagem de 86 radiografias, ultrassonografias e tomografias garimpadas em pronto-socorros – cada um dos exames revelando um tipo de lesão: fraturas, tiros, próteses e placas.

O artista também pintou nas paredes do Laboratório de Anatomia da universidade imagens do teto da Capela Sistina, residência oficial do Papa, inspirada na clássica obra de Michelangelo, pintor e escultor italiano.

Como artista plástico, Dr. Kuroiwa faz parte da geração de pintores descendentes de japoneses que influenciaram a cena artística brasileira nas últimas décadas. Traz mais de 40 exposições individuais no currículo e dezenas de coletivas. Em 1995, apresentou seus trabalhos ao lado de mestres como Manabu Mabe e Tikashi Fukushima, em exposições em São Paulo e Curitiba. Acumula considerável produção e prêmios, como no Salão Bunkyo de Artes Plásticas, em 1997 e 1998, e menção honrosa do Open Studio da União Cultural Brasil-Estados Unidos, em 1999.

Em 2017, expôs na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina (APM), em São Paulo, 25 pinturas e desenhos com técnicas variadas – como bico de pena, aquarela, pastel, entalhes em madeira e acrílica sobre tela. Os trabalhos estrearam o espaço cultural na APM, onde a ideia é divulgar novos e consagrados valores das artes plásticas brasileiras.

Serviço:

Exposição de obras Wagner Kuroiwa na Escola Paulista de Medicina (EPM)

Período: De 5 a 29 de junho de 2018. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 697, térreo, Vila Clementino, São Paulo/SP (Edifício de Pesquisa II – Unifesp).