Prêmios

FUABC | Qualidade e Reconhecimento

A qualidade na gestão, na assistência à saúde, no ensino e na pesquisa tem rendido à Fundação do ABC inúmeras premiações e homenagens. As distinções não são importantes apenas pelo valor simbólico, mas porque reproduzem a preocupação permanente da FUABC e das unidades mantidas em oferecer a melhor assistência à população, valorizar a excelência na formação de profissionais de saúde e andar de braços dados com a pesquisa científica.

Entre as homenagens públicas mais marcantes está o diploma Mérito da Saúde, outorgado em 2004 pela Assembleia Legislativa de São Paulo e que distingue os serviços prestados no Grande ABC pela FUABC e Hospital Estadual Mário Covas como hospital-referência.

O reconhecimento pela atuação incondicional da FUABC sobre o tripé ensino-assistência-pesquisa pode ser medido pelos títulos de Entidade Benemérita concedidos pelas Câmaras de Vereadores de São Bernardo e São Caetano em sessões solenes em outubro de 2007, por ocasião da comemoração de quatro décadas de atividades da Fundação do ABC. Igual reconhecimento foi feito pela Câmara de Vereadores de Santo André, em março de 2009.

Servir à população mais necessitada, sobretudo usuários do Sistema Único de Saúde, é ação que pauta FUABC-FMABC desde as origens. Foi com base nessa filosofia que em 2007 foram contempladas com o Prêmio Capella Áurea pelo Instituto Capella Áurea e Jornal ABC Repórter, que elegem instituições e profissionais dedicados a causas sociais. A trajetória da FUABC também rendeu 1º lugar no Prêmio Conass de Jornalismo, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Essa instância reúne todos os representantes estaduais e o mérito da homenagem foi destacar grandes ações em favor da saúde pública.

Braço de ensino que irradia a missão de educação, assistência e pesquisa da FUABC, a Faculdade de Medicina do ABC foi classificada dois anos consecutivos entre “Os Mais Admirados do Brasil” no ranking da Análise Editorial, figurando com ambulatórios e professores nos anuários de Saúde dos “Mais Admirados” de 2008 e 2009.

Referência em neonatologia em São Bernardo, o HMU (Hospital Municipal Universitário) recebeu em 2008 o Prêmio Prof. Abrahão Berezin pelo melhor trabalho científico, em estudo com recém-nascidos abaixo de 1,5 kg que utilizaram o Banco de Leite Humano do hospital. O HMU também foi premiado no XV Encontro Internacional de Neonatologia da Santa Casa de São Paulo, quando disputou com 15 concorrentes.

Um dos trabalhos destacados do HMU, aliás, é o incentivo ao aleitamento materno e os cuidados diferenciados com o recém-nascido de baixo peso. Essas iniciativas renderam à instituição, em 2000, o prêmio Experiências Exitosas em Saúde do Conass. O HMU também foi pioneiro no Grande ABC na obtenção da certificação Iniciativa Hospital Amigo da Criança. O título foi outorgado em 2003 pela Unicef-OMS (Fundo das Nações Unidas para a Infância / Organização Mundial da Saúde) pelo cumprimento dos 10 requisitos fixados para ações de incentivo ao aleitamento materno. Também o Hospital Estadual Mário Covas marcou feito inédito ao ser o primeiro centro médico a receber em Santo André, em 2005, o título de “Amigo da Criança” – uma aspiração do HEMC desde a inauguração do Departamento Materno-Infantil, em 2002. Já o Hospital da Mulher de Santo André conquistou a honraria em 2012.

Um dos certificados mais importantes, que expressa com fidelidade a preocupação com o bom atendimento, respeito ao paciente e valorização dos recursos humanos, é o CQH (Programa de Controle de Qualidade do Atendimento Médico-Hospitalar), vinculado à Associação Paulista de Medicina (APM) e ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp). Foi conquistado em 2006 pelo Hospital Estadual Mário Covas.

Também é do “Mário Covas” importante homenagem às ações que a Fundação do ABC desenvolve em favor da comunidade. O HEMC obteve 1º lugar na categoria “Atendimento ao Cliente” do Prêmio Ideia Saudável, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde que reconhece e apoia projetos inovadores em benefício da população. Entre os 44 trabalhos inscritos na categoria em 2007, o hospital se destacou com “Comunicação Inclusiva: Humanização no Atendimento aos Deficientes Surdos e aos Deficientes Visuais”. Em 2011, o trabalho de Comunicação Inclusiva esteve novamente em destaque e rendeu prêmio de “Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência”, oferecido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

Parceria entre Governo do Estado e Fundação do ABC, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André recebeu em 2013 certificação diamante da empresa 3M na área de esterilização de materiais médico-hospitalares. Trata-se do maior nível de excelência da categoria, cuja classificação passa pelos selos bronze, prata e ouro antes de atingir o patamar diamante.

Também em 2013, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini, em Mauá, conquistou o prêmio do Governo do Estado “Amigo do Meio Ambiente – AMA”. Em edições anteriores, a honraria foi entregue duas vezes ao Hospital Estadual Mário Covas (2009 e 2010), ao Hospital da Mulher de Santo André (2010) e à própria mantenedora, a Fundação do ABC (2012), pelo programa de Oficina de Reciclagem para adolescentes em tratamento no Ambulatório de Hebiatria. Em 2016, dois serviços da FUABC foram premiados com o selo AMA: o AME Santo André e o contrato de gestão São Mateus/SP. Em 2017 foi a vez do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II, do Guarujá, e em 2018 o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário do Estado de São Paulo esteve entre os vencedores.

Desde 2013, quando aderiu ao Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), o Hospital Nardini tem suas iniciativas sustentáveis premiadas anualmente no Seminário Hospitais Saudáveis (SHS). Entre as ações desenvolvidas estão descarte correto de lâmpadas fluorescentes, controle interno da qualidade da água, reciclagem de resíduos gerados por obras internas e de dejetos ferrosos de infraestrutura, assim como a substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LEDs e a elaboração do Plano de Educação Ambiental.

Já o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher de Santo André recebeu em 2013 certificação de excelência na Categoria Ouro – o nível mais elevado de qualidade em assistência – do Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH), desenvolvido pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz. No ano seguinte, em 2014, e também em 2017, o Hospital Municipal Universitário de São Bernardo recebeu a honraria.

Em 2015 foram mais duas premiações. O Hospital da Mulher de Santo André foi o único equipamento em todo Estado de São Paulo a receber o Prêmio Dr. Pinotti de Hospital Amigo da Mulher. O reconhecimento é feito pela Câmara dos Deputados, concedido às instituições com atuação destacada na promoção, acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher. Já o Hospital Nardini de Mauá foi um dos vencedores do programa Connected To Care, da indústria química alemã BASF, ao apresentar projeto para criação de fonte de energia elétrica alternativa para o abastecimento do hospital.

Em 2016, com apenas um ano de parceria com a FUABC, o contrato de gestão São Mateus foi duplamente premiado. Em dezembro, a equipe da AMA/UBS Integrada Jardim São Francisco conquistou primeiro lugar por projeto na categoria “Integração AMA e UBS” do prêmio Desafio Mais Saúde na Cidade, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Já o trabalho “Programa PAI, reabilitando idosos em São Mateus”, foi selecionado entre as 12 melhores experiências nacionais na primeira edição do “Mapeamento de Experiências de Excelência no Cuidado à Pessoa Idosa no Contexto Domiciliar”, promovido pelo Ministério da Saúde, e representou o Brasil em congresso internacional realizado no Peru. No ano seguinte, o PAI de São Mateus recebeu nova premiação do Ministério da Saúde, desta vez pelo trabalho “Do tédio e tristeza à recuperação da alegria de viver”, sobre a recuperação da autoestima e da qualidade de vida dos idosos. Em novembro de 2018 veio o terceiro prêmio consecutivo, por projeto responsável pelo desenvolvimento de suplemento alimentar destinado a idosos com sarcopenia – quadro de desnutrição que leva a importante perda de massa muscular.

Em 2017, a Fundação do ABC mantenedora recebeu premiação do projeto Líderes da Saúde, na categoria filantropia, promovido pelo Grupo Mídia. No mesmo ano, o Hospital e Pronto-Socorro Central (HPSC) de São Bernardo conquistou dois prêmios na 15ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) – iniciativa do Ministério da Saúde.

Em 2018, a Faculdade de Medicina do ABC foi reconhecida com o selo de acreditação do Conselho Federal de Medicina (CFM), referente ao Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, o Saeme. A certificação atesta a qualidade da formação oferecida aos recém-graduados em Medicina sob diversos aspectos, como qualidade da gestão, projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente, discente e infraestrutura. No mesmo ano, a FMABC firmou parceria com a multinacional IQVIA – The Human Data Science, que certificou o Centro de Pesquisa Clínica da escola com o selo de qualidade ‘Prime Site’. A IQVIA é uma das maiores fontes de dados de saúde com curadoria do planeta, detentora de 50% do mercado de pesquisa clínica mundial.

Também em 2018, o Hospital Estadual Mário Covas comemorou a conquista de nova certificação de qualidade. A unidade foi “Acreditada com Excelência”, em nível 3, pela entidade não governamental Organização Nacional de Acreditação (ONA). Já o Hospital Municipal Universitário de São Bernardo foi reconhecido com a “Acreditação Plena”, o selo ‘ONA 2’. No final do ano, o Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher de Santo André conquistou credenciamento junto à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e recebeu certificação reconhecendo que atende as necessidades estabelecidas pelo Ministério da Saúde na promoção da saúde da mulher e da criança.

Em 2019, o Centro Universitário FMABC recebeu pela primeira vez o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, em reconhecimento ao projeto “Progresso no gerenciamento dos resíduos infectantes”, que teve como objetivo reduzir o custo com o tratamento e destinação final de resíduos infectantes na FMABC, além de conscientizar os funcionários do campus universitário sobre o descarte adequado.

Também em dezembro, o Hospital de Urgência (HU) de São Bernardo foi escolhido pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a melhor obra de arquitetura do Estado de 2019. O projeto é do arquiteto Ângelo Bucci.

Em dezembro de 2020, o Centro Universitário FMABC e o Hospital de Nardini de Mauá conquistaram o Prêmio Amigo do Meio Ambiente. O trabalho “Impacto da pandemia do Covid-19 na geração de resíduos no Centro Universitário FMABC” ficou com a premiação máxima do evento, juntamente com as iniciativas apresentadas pelo Hospital Nardini para a redução de consumo de material descartável e de geração de resíduos no meio ambiente.

Em 27 de julho de 2021 foi a vez do Hospital Estadual Mário Covas conquistar a acreditação “Qmentum International”, nível Diamante. Trata-se de metodologia canadense aplicada em mais de 40 países, que monitora e atesta padrões de excelência em serviços de saúde. Além disso, no início de 2022, o HEMC manteve a certificação nível 3 da Acreditação ONA.

Em fevereiro de 2022, o Hospital Municipal Universitário de São Bernardo garantiu a certificação em nível de excelência ONA 3. O equipamento de saúde tornou-se o 1º hospital-escola público do Brasil, gerido por município, a ser certificado pelas boas práticas de gestão, que incluem segurança do paciente e assistência hospitalar.

Em setembro de 2023, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II (IIER2), no Guarujá, recebeu da Organização Nacional de Acreditação (ONA) a certificação ONA – Nível 1, sendo a primeira unidade 100% SUS (Sistema Único de Saúde) acreditada na Baixada Santista e a única do Guarujá, inclusive entre unidades privadas.

Já em novembro do mesmo ano, o Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, de Santo André, conquistou o Prêmio Amigo do Meio Ambiente pelo trabalho “Controle consciente do desperdício de alimentos”, que visa à diminuição das perdas de materiais orgânicos na instituição.