FMABC tem vagas abertas para pesquisas clínicas em nove especialidades

Publicado em: 05/01/2018

Estudos abrangem doenças como asma, artrite reumatoide, lúpus, psoríase e doença de Crohn. Pacientes interessados devem comprovar diagnóstico da doença

 

O Centro de Pesquisa Clínica (CEPES) da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), em Santo André, está aceitando novos voluntários para integrar 24 estudos clínicos patrocinados por indústrias farmacêuticas desenvolvidos e coordenados pela instituição. As pesquisas abrangem as especialidades de reumatologia, dermatologia, gastroenterologia, pneumologia, neurologia, nefrologia, endocrinologia, ginecologia e cardiologia (vide detalhes no quadro).

Todos os projetos receberam aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da FMABC, do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atualmente, estão em fase de recrutamento de voluntários. Os pacientes podem participar dos protocolos clínicos desde que cumpram com o perfil da pesquisa e obedeçam a critérios de inclusão e exclusão.

O Centro de Pesquisa Clínica não realiza o diagnóstico da doença, sendo necessário que o paciente comprove a patologia por meio de avaliação médica ou exame. Desde 2010, cerca de 3.000 pacientes já participaram de pesquisas clínicas na unidade.

O estudo clínico é uma exigência no desenvolvimento de novas terapias para todas as doenças. Sendo assim, além do acesso a tratamentos de ponta, os pacientes recebem acompanhamento completo. “A pesquisa clínica é de suma importância para a saúde pública e tem papel crucial no desenvolvimento de novos medicamentos, novas formas de cura e tratamento de doenças. Nossos pacientes são atendidos por equipe especializada, com atenção total às necessidades e cuidados que ele necessita”, explica o farmacêutico e coordenador de Pesquisa Clínica da FMABC, Flávio Correa.

A realização de um estudo clínico envolve diversos profissionais, como médicos investigadores, farmacêuticos, enfermeiros, biomédicos, biólogos, entre outros, além dos pacientes. Os voluntários são informados pelo médico responsável sobre todos os procedimentos e objetivos antes da participação em qualquer estudo. Caso aceite participar, um “termo de consentimento livre e esclarecido” é assinado para garantir que todas as informações foram passadas previamente. O paciente pode sair do protocolo de estudo quando quiser.

Interessados devem realizar cadastro prévio para que o setor de Recrutamento da Pesquisa Clínica entre em contato e agende uma triagem. Os contatos são: recrutamento.pesquisaclinica@fmabc.br e (11) 4930-4243.