Publicado em: 05/07/2013
Mulheres recebem orientações sobre parto humanizado e cuidados específicos da enfermagem, orientação nutricional e cuidados com o recém-nascido
Com a proximidade do nascimento do bebê, aumentam as dúvidas da gestante sobre o parto. Mitos e falta de informação podem gerar medo, em especial nas primigestas – como são chamadas as mulheres na primeira gestação. Para aumentar a segurança nessa fase, o Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” de Santo André promove palestras e visitações guiadas à unidade. O programa tem como objetivo preparar a mulher e acompanhante para experiência positiva, ativa e consciente da gestação e do parto. A agenda é aberta na última sexta-feira do mês, com visitas a partir das 13h e duração de duas horas. O trabalho é coordenado por equipe multiprofissional composta por médica obstetra, psicóloga, nutricionista, assistente social, musicoterapeuta e fonoaudióloga.
“Esclarecemos na palestra as possíveis alterações corporais durante o período gestacional, sensibilizamos as gestantes para a importância do acompanhamento pré-natal e desmistificamos crenças a respeito do parto”, explica a médica obstetra, Dra. Eliane Rocha Mendes.
Dessa forma, o trabalho desenvolvido com as gestantes facilita o progresso do parto e alívio da dor, preparando corpo e mente para o momento. As mulheres participantes são informadas sobre rotinas e procedimentos desenvolvidos no momento do trabalho de pré-parto, parto e puerpério, enfocando o parto humanizado, além de informações à postura física da gestante, cuidados específicos da enfermagem, orientação nutricional e cuidados com o recém-nascido (teste do pezinho, teste auditivo e teste do coraçãozinho). “Ainda são realizadas visitas das gestantes e acompanhantes ao hospital, apresentando as dependências e informando todas as etapas do processo. Também buscamos formar grupos de apoio ao aleitamento materno e consulta puerperal”, acrescenta a médica.
O Hospital da Mulher de Santo André detém o título de ‘Amigo da Criança’ por cumprir os 10 passos para o sucesso da amamentação. “Aqui o bebê já mama na sala de parto. Terminados os procedimentos de rotina, a criança sai do centro cirúrgico com a mãe. Preconizamos o alojamento conjunto: mãe e filho permanecem juntos até a alta hospitalar”, completa Dra. Eliane Rocha Mendes.
Gestantes interessadas em participar da visitação devem se inscrever pelo telefone (11) 4478-5000. O Hospital da Mulher fica na Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório – Santo André.
Sobre o Hospital da Mulher
Fundado em agosto de 2008 pela prefeitura de Santo André, em parceria com a Fundação do ABC dentro do modelo de Organização Social de Saúde (OSS), Hospital da Mulher “Maria José dos Santos Stein” é hoje o maior centro de referência em saúde da mulher da região, com atendimento qualificado, equipamentos modernos e profissionais especializados.
Possui 118 leitos, incluindo Maternidade, salas de emergência e de parto natural, incubadora climatizada, Unidade Neonatal, UTI Adulto e Centro Cirúrgico. Oferece mais de 6 mil exames mensais, tudo isso em área construída de mais de 7mil m² .
O Hospital da Mulher realiza constantemente atividades voltadas à população, reforçando sua vocação e o compromisso de cuidar da saúde da comunidade.