Publicado em: 24/01/2014
Com investimento em torno de R$ 300 mil, o governo de Santo André entregou em 17 de dezembro as instalações do Laboratório Municipal Primeiro de Maio, destinado à realização de exames de análises clínicas. O moderno equipamento abriu as portas ao público em 6 de janeiro, inclusive com funcionamento aos sábados, e oferece exames diversos, incluindo especializados como de curva de glicemia, em que o paciente passa até cinco horas coletando material para avaliação.
O novo espaço integra a política do governo de atendimento humanizado e acolhedor à população – a começar pela localização na região central da cidade, o que facilita o acesso dos usuários. Outro diferencial é o horário estendido aos sábados, das 7h às 11h. “Isso denota a preocupação do governo com aqueles profissionais que não podem faltar ao trabalho para realizar seus exames”, ressaltou o médico Ricardo Carajeleascow, assessor técnico da Secretaria de Saúde. De segunda a sexta-feira, o atendimento ocorre das 7h às 17h. Vale lembrar que os exames são realizados somente para pacientes agendados, ou seja, não há pronto atendimento.
Para o secretário de Saúde, Dr. Homero Nepomuceno Duarte, o laboratório municipal em nada fica devendo a um equipamento privado, “a começar pelo acolhimento até a estrutura física oferecida ao paciente”. O novo serviço funciona como referência e retaguarda para a rede de atenção básica.
Durante a inauguração, o prefeito de Santo André reforçou a questão do acolhimento: “O atendimento na área da Saúde tem se pautado na humanização e a população já percebeu a diferença”, garantiu Carlos Grana, que visitou as instalações do novo laboratório ao lado de autoridades municipais e do presidente da Fundação do ABC, Mauricio Mindrisz.
A expectativa de atendimento é de até 500 pessoas por dia. Além de toda a infraestrutura para manter a qualidade nas coletas, outro desafio é imprimir rapidez à entrega dos resultados – atualmente a média varia de três a cinco dias úteis, dependendo do tipo da coleta. A Secretaria de Saúde praticamente dobrará a capacidade atual do laboratório da Rua Santo André – que será desativado –, que realiza cerca de 190 mil exames por mês.
O laboratório funciona no térreo do prédio comercial onde estão abrigados alguns departamentos e serviços da Saúde de Santo André, localizado na Rua Primeiro de Maio, 127. Além de todos os exames coletados na rede de atenção básica segundo a tabela do SUS (Sistema Único de Saúde), o novo equipamento tem instalações adequadas para o bem-estar dos pacientes. A unidade possui dez boxes para coleta de exames comuns, um boxe especial para curva glicêmica com seis cadeiras e outro boxe para coleta de secreções e espermograma, entre outros. Também há espaço reservado para coleta infantil e sala especial para o desjejum – espaço destinado ao usuário há muitas horas em jejum e que contará com pequeno lanche após a coleta.