Publicado em: 25/07/2019
Todo profissional da Saúde pode em algum momento ser uma 2ª vítima em eventos adversos do dia a dia em seu trabalho. Foi com este pensamento que a Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde e do corpo gestor do Hospital de Clínicas, realizou uma palestra para seus funcionários sobre o assunto.
A partir do certificado Qmentum, entregue ao hospital neste mês, a preocupação com os procedimentos internos e o cuidado tanto com paciente como com os profissionais tornou-se ainda maior e a abordagem do tema reforçou a questão da importância destes processos.
A expressão “segunda vítima” (sendo a primeira o paciente e/ou sua família) é utilizada para se referir ao profissional de saúde que vivencia algum dano emocional ou sofrimento em função do envolvimento de um erro com dano ao paciente. Estima-se que até 50% dos profissionais de saúde que vivenciaram a experiência de “segunda vítima” sofreram alguma síndrome ao longo de suas carreiras.
Segundo a palestrante Dra. Veridiana Penteado, gerente de práticas médicas corporativas da Beneficência Portuguesa de São Paulo, quando o programa de segunda vítima é aplicado, há melhoria significativa na qualidade de todos os procedimentos. “O profissional passa a se sentir mais valorizado, mais acolhido. E embora muitas vezes tenha que ser julgado por um erro cometido, estará amparado e acolhido pela instituição por meio do programa”, relatou.
“A implantação destes processos traz também mais qualidade de vida e suporte psicológico ao profissional da Saúde. Neste caso, o ambiente de trabalho mais acolhedor traz resultados melhores, paciente e funcionários mais felizes”, reforçou a psicóloga do Complexo Hospitalar de SBC, Rosanna Norinho.
O HC
Inaugurado em dezembro de 2013, o Hospital de Clínicas Municipal conta com 257 leitos. Até o ano de 2016, o local operava apenas com 40% de sua capacidade. Hoje, 100% do hospital está em pleno funcionamento, com 1.000 profissionais trabalhando diariamente.
O HC realiza procedimentos em cardiologia, neurologias de urgência, cirurgias de politrauma, cirurgias ortopédicas e outras especialidades clínicas. Com 36 mil metros quadrados de área construída, 11 pavimentos e equipamentos de alta tecnologia, o HC é reconhecido como um dos hospitais públicos mais modernos do País.