Emílio Ribas do Guarujá reúne 300 pessoas em ciclo de palestras sobre leptospirose

Publicado em: 15/08/2019

Evento no Teatro Procópio Ferreira orientou profissionais e estudantes sobre a doença transmitida por roedores

 

Palestrantes com parte do público presente

O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista, no Guarujá, promoveu dia 9 de agosto um ciclo de palestras sobre a doença leptospirose. O evento contou com a participação de médicos do IIER-II, além de especialistas de outras unidades de saúde, incluindo o Instituto Emílio Ribas de São Paulo. Ao todo, 300 pessoas estiverem presentes, entre profissionais e alunos da saúde.

Entre os convidados estiveram os infectologistas Dr. Marcos Montani Caseiro e Dr. Marcos Vinícius da Silva, que falaram sobre epidemiologia, aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento da leptospirose. Também participou o nefrologista Dr. Bruno Henrique Graçaplena Vieira, que abordou a visão da nefrologia no tratamento da leptospirose.

“A importância do evento se dá para a orientação da população sobre uma doença mais comum do que se imagina, principalmente no período pós chuvas. A leptospirose é subdiagnosticada e o atraso do diagnóstico pode levar o paciente à óbito”, explica o diretor-técnico do IIER-II, Dr. Gustavo Vinicius Pasquarelli Queiroz.

Da esquerda para a direita, Dr. Bruno Henrique Graçaplena Vieira, Dr. Marcos Vinícius da Silva, Dr. Roberto Soerensen e Dr. Marcos Montani Caseiro

A atividade foi aberta para profissionais da área da saúde, estudantes e população em geral. Todos os participantes receberam certificados. Os alimentos doados na entrada do evento foram destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá.