Publicado em: 30/08/2019
Encerrando o mês do Agosto Dourado, o Hospital da Mulher de Santo André organizou dia 29 de agosto, na T-Systems, empresa de tecnologia e soluções de TI de São Bernardo, uma atividade de orientação sobre incentivo ao aleitamento materno. O objetivo da visita foi orientar as colaboradoras sobre a importância da amamentação, bem como a doação de leite para bebês que realmente precisam.
A nutricionista e supervisora do Banco de Leite, Luciene Barbosa, responsável pela palestra, ressaltou a importância de ações como esta e de disseminar informações sobre a importância do aleitamento e da doação de leite materno. “Neste mês dourado falar sobre aleitamento materno sempre será motivo de orgulho como profissional. É preciso plantar a semente da amamentação para favorecer, promover, proteger e apoiar o binômio mãe e bebê”, disse a supervisora.
Para a colaboradora da T-Systems do Brasil e participante da atividade, Luana Gomes da Silva, a palestra foi importante para ajudar a conscientização, mesmo para quem ainda não é mãe. “Aprendi mais sobre o aleitamento materno tanto para a mulher quanto para o bebê. Acreditava que os benefícios eram somente para as crianças, agora sei que a amamentação ajuda a reduzir a hemorragia após o parto e previne o câncer de mama e de ovário, entre outros benefícios para a mulher”. A funcionária também ressaltou que a mensagem mais importante passada pela palestra foi: “doar leite materno é mais que um gesto, ele salva vidas”.
Essa foi a terceira ação realizada pela unidade no mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado pois simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
O Banco de Leite do Hospital da Mulher de Santo André possui o certificado na categoria ouro em excelência em bancos de leite humano, além de também possuir a Certificação de Credenciamento na Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, que reconhece que a unidade atende às exigências do Ministério da Saúde para promoção à saúde da mulher e da criança.