Publicado em: 09/05/2014
A Secretaria de Estado da Saúde deu início em 5 de abril a programa inédito de check-ups preventivos nas áreas de cardiologia e urologia direcionado a homens a partir dos 50 anos de idade. Vinte e um AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) estarão de plantão aos sábados durante todo o ano – exceto em feriados – recebendo pacientes com agendamento prévio. Entre as unidades inseridas na ação estão os AMEs de Mauá e Praia Grande – ambos gerenciados pela Fundação do ABC.
Batizado “Filho que ama leva o pai no AME”, o programa tem por objetivo estimular que o homem verifique preventivamente as condições de saúde, mesmo que não apresente qualquer queixa. A campanha busca mobilizar filhos de pacientes para que incentivem os pais a cuidar da saúde.
Agendamento telefônico
A logística do programa começa no mês de aniversário do paciente, quando o mesmo deve ligar para o call center da Secretaria e agendar check-up no AME mais próximo. O atendimento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo 0800-779-0000. Neste 2014 serão priorizados homens que nasceram em ano par.
A prevenção ocorre em duas etapas. No primeiro sábado o homem passa por consulta de enfermagem, colhe sangue para exames e afere peso, altura e o risco cardíaco. No sábado seguinte retorna para buscar os resultados dos exames e para avaliações médicas com cardiologista e urologista.
Caso seja identificado qualquer problema, o paciente é encaminhado para tratamento e acompanhamento na rotina do próprio ambulatório, podendo, inclusive, ser encaminhado a outros especialistas se houver necessidade.
O programa funciona aos sábados para estimular os homens a passar pelo médico sem prejudicar a rotina de trabalho nos dias úteis. A ideia de envolver filhos e até mesmo outros familiares faz parte da estratégia de convencimento da Secretaria de Saúde para incentivar os homens a fazer exames preventivos.
Pesquisa do Centro de Referência em Saúde do Homem, do Governo do Estado, aponta que 60% dos pacientes só buscam o médico quando já apresentam doenças em quadro avançado, o que geralmente torna o tratamento mais difícil e menos eficaz. “Este programa foi pensado para facilitar o acesso dos homens ao atendimento médico, pois a agenda será aos sábados e não há necessidade de encaminhamento. A ideia é fazer com que se cuidem mais e tenham qualidade de vida”, afirma o secretário de Estado da Saúde e professor da Faculdade de Medicina do ABC, Dr. David Everson Uip.
O protocolo de atendimento foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde, em conjunto com médicos da Sociedade Brasileira de Urologia, da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. Vale ressaltar que o atendimento nos AMEs é sempre em nível regional. Pacientes da região do ABC, por exemplo, têm como referência o AME Mauá, e os da região de Registro, o AME Praia Grande.