OftalmoABC faz mutirão de mapeamento de retina para 600 pacientes agendados

Publicado em: 19/11/2020

Em parceria com a Prefeitura de Santo André, atividade no campus universitário também foi responsável por 26 cirurgias de pterígio e 30 exames de campo visual

 

Ação foi extremamente importante para normalizar atendimentos eletivos represados durante a pandemia

A equipe da disciplina de Oftalmologia do Centro Universitário Saúde ABC / Faculdade de Medicina do ABC realizou em 14 de novembro força-tarefa para agilizar exames de mapeamento de retina da rede de Saúde de Santo André. Graças à parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde, foram agendados 600 exames em um único dia, todos no Instituto de Olhos do ABC, no próprio campus universitário. A iniciativa contou com suporte da coordenação do Ambulatório de Especialidades da FMABC e foi destinada a pacientes pré-agendados pela central de regulação do município.

O mapeamento de retina é um exame indicado para o pré-operatório da cirurgia de catarata e da cirurgia refrativa, assim como para casos de doenças da retina, entopsias agudas ou crônicas, altas miopias, descolamento de retina, antecedentes familiares ou pessoais de descolamento da retina, traumas e retinopatias hipóxicas (diabetes, tromboses, Eales ou anemia falciforme).

Durante o mutirão na FMABC também foram realizados 30 exames de campo visual – ou campimetria –, uma avaliação da visão periférica geralmente recomendada para situações de doenças neurológicas que envolvem as vias ópticas, para o controle do glaucoma, nas doenças retineanas, em alterações do campo visual ou nas enxaquecas ligadas a problemas de visão.

Por fim, 26 pacientes passaram por cirurgias de pterígio, doença que promove o crescimento de uma membrana por cima da parte branca do olho, que leva a quadros de vista embaçada e dificuldade para focar objetos.

“A campanha foi direcionada ao diagnóstico e tratamento na área de mapeamento de retina. São pacientes que sofrem, principalmente, de doenças oculares ligadas ao diabetes e de degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Todos aqueles que precisarão seguir com acompanhamento oftalmológico já saíram do mutirão com o devido encaminhamento”, informa o professor da FMABC e chefe do Departamento de Oftalmologia, Dr. Vagner Loduca Lima.

Segundo o docente, a ação foi extremamente importante no sentido de normalizar os atendimentos eletivos represados durante a pandemia. “Este ano está sendo completamente atípico em todos os aspectos e na Saúde não poderia ser diferente. Desde março, com o início da pandemia do novo coronavírus, muitos pacientes optaram por postergar seus atendimentos eletivos, com medo de sair de casa e se contaminar. Por outro lado, diversos serviços de Saúde suspenderam determinadas atividades não essenciais, a fim de reduzir os riscos de transmissão da Covid-19. Com isso, muitos pacientes permaneceram com seus exames em aberto e estamos integrando os esforços para zerar essa fila”, completa Loduca.

O mutirão na FMABC seguiu todas as recomendações sanitárias e de distanciamento social, com divisão de pacientes por horário e em espaços amplos, oferta de álcool gel, uso obrigatório de máscaras, entre outras medidas preventivas.

COMBATE AO DIABETES

A ação realizada pela OftalmoABC integra os esforços globais de prevenção e combate ao diabetes, especialmente neste mês, em que o 14 de novembro é marcado como o Dia Mundial do Diabetes. A fim de fortalecer a causa, a disciplina de Oftalmologia está apoiando o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), que neste sábado, 21 de novembro, organiza a campanha on-line “24h pelo Diabetes”. Ao vivo, os trabalhos envolverão entrevistas com especialistas de diversas áreas, depoimentos de pacientes, quizzes, reportagens, além de teleorientação médica gratuita sobre problemas correlacionados ao diabetes. Interessados podem obter mais informações pelo site www.24hpelodiabetes.com.br.

Equipe da disciplina de Oftalmologia da FMABC durante mutirão para pacientes de Santo André