São Caetano aumenta em 25% a capacidade de internação na UTI Covid-19

Publicado em: 12/03/2021

Secretaria de Saúde abriu novos leitos em 7 de março, ampliando a capacidade de internação nas Unidades de Terapia Intensiva e enfermarias

 

Leitos de UTI do Hospital Maria Braido – Foto: Eric Romero/PMSCS

A rede pública de Saúde de São Caetano passou a contar em 7 março com dez novos leitos de UTI para pacientes com Covid-19, totalizando 50 leitos no Complexo Hospitalar de Clínicas e no Hospital de Emergências Albert Sabin, além de dois novos leitos de enfermaria, totalizando 28. Ao todo, o município dispõe de 203 leitos de enfermaria e 97 de UTI, incluindo os leitos Covid.

A Secretaria Municipal de Saúde optou pela criação dos novos leitos para conseguir atender de forma organizada à demanda de casos que requerem internação, enquanto trabalha na reabertura do Hospital de Campanha. “O número de casos positivos já vinha indicando um crescimento de internações. Na última semana atingimos 80% de ocupação em nossa UTI Covid e chegamos a 90% na Enfermaria. Foi a maior taxa de internações registrada desde o início da pandemia”, justifica a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

As unidades de terapia intensiva do Complexo Hospitalar de Clínicas recebem pacientes com Covid-19 em estado grave, transferidos da porta de entrada do sistema de urgência e emergência, formado pelo Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho. Os quadros de baixa complexidade e que necessitam de internação permanecem na Enfermaria Covid do Complexo Hospitalar.

A cidade acompanha pelos boletins publicados diariamente um número maior de casos confirmados. Há também aumento significativo dos atendimentos feitos pelo programa de testagem domiciliar, o Disque Coronavírus. “Há dias em que confirmamos mais de 60 casos positivos. Nossas equipes têm feito, em média, 150 atendimentos diários”, destaca Regina Maura.

Com a piora da pandemia e o número crescente de internações, a cidade também está se organizando para a reabertura do Hospital de Campanha, que funcionará com 48 leitos de Enfermaria no Hospital São Caetano, no Bairro Santo Antônio. “Ainda teremos mais 30 leitos de UTI no Hospital de Campanha para compor os 140 novos leitos que o Estado está prometendo para nossa região”, afirma a secretária.

Profissionais da área de Educação contam com ambulatório exclusivo para tratamento da Covid-19

EDUCAÇÃO

São Caetano inaugurou em 1º de março o primeiro ambulatório exclusivo aos profissionais da Educação para tratamento da Covid-19. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e atende profissionais da rede que apresentam sintomas. Eles são encaminhados ao ambulatório pela direção da escola e passam por avaliação médica. Caso necessário, serão medicados, orientados e testados com teste rápido de antígeno, equivalente ao PCR e com tempo menor de espera pelo resultado.

“Queremos dar mais segurança e tranquilidade aos profissionais da nossa rede de ensino disponibilizando um espaço para acolhê-los, orientá-los e testar quem estiver com sintomas”, explicou o prefeito Tite Campanella.

Nos casos de síndromes gripais ou sintomas de Covid-19, o funcionário será encaminhado pela direção da escola ao ambulatório. “Caso necessário, o profissional fará o teste e, confirmando a contaminação, o profissional e os contatos mais próximos serão afastados e monitorados”, explica a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.