Fundação do ABC assume gestão do Hospital de Campanha Santa Cecília, do Governo do Estado

Publicado em: 31/03/2021

Cedido ao Estado pela iniciativa privada, equipamento será inaugurado em abril com 60 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19

 

Hospital é localizado no Centro de São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo e a Fundação do ABC inauguram em abril o Hospital de Campanha Santa Cecília, exclusivo para internação de pacientes com Covid-19. A primeira fase do equipamento de saúde contará com 60 leitos, sendo 20 de Terapia Intensiva e 40 de enfermaria. O prédio, que abrigou o antigo Hospital Santa Cecília até 2019, estava fechado e foi cedido sem custos ao Estado pela iniciativa privada.

A formalização do “Convênio Emergencial Covid-19” entre a Secretaria de Estado da Saúde e a FUABC foi publicada na edição de 27 de março do Diário Oficial do Estado de São Paulo, com objetivo de ampliar o número de leitos destinados ao atendimento exclusivo de casos do novo coronavírus. Trata-se de hospital com característica metropolitana, que receberá pacientes das mais diversas regiões do Estado, a partir da gestão de vagas pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).

As chaves do prédio foram entregues oficialmente ao Governo do Estado em 27 de março, quando houve vistoria juntamente com equipe técnica da Fundação do ABC. Conforme projeto aprovado, a FUABC iniciará a operação com ocupação do piso térreo e de 5 dos 10 andares do edifício. Contudo, o planejamento inicial já prevê uma eventual ampliação da estrutura para a capacidade máxima de 180 leitos – 54 de UTI e 126 de enfermaria -, com utilização de todos os 10 andares.

“O prédio está muito conservado. São três geradores em funcionamento, os proprietários já realizaram revisão da parte elétrica e quase todos os leitos contam com ponto de diálise. Os quartos e enfermarias são bem espaçosos e as UTIs estão completamente adequadas às exigências legais. Tudo será feito com muita responsabilidade e segurança para os pacientes”, garante o médico e consultor técnico do setor de Projetos da FUABC, Dr. Ricardo Carajeleascow.

De acordo com o especialista, equipes médicas e de enfermagem farão a admissão dos pacientes, avaliarão o quadro clínico e solicitarão ao Núcleo Interno de Regulação (NIR) o leito mais adequado, com a finalidade de direcionamento interno conforme a gravidade do caso e demandas específicas.

PARCERIA REFORÇADA

Toda a gestão do Hospital de Campanha Santa Cecília, assim como a mão de obra, equipamentos, serviços e insumos estarão sob responsabilidade da FUABC. Somente o laboratório de análises clínicas e os exames de imagem ficarão a cargo do Governo do Estado. “Agradeço a Fundação do ABC pela ousadia de comprar essa briga nesse momento tão delicado. É um desafio muito grande e a FUABC é parceira de primeira linha do Governo do Estado. Contamos muito com vocês”, declarou o secretário executivo da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano.

Presidente da FUABC, Dra. Adriana Berringer Stephan ratificou: “Essa é a nossa missão. A nossa finalidade. Se não aceitássemos o desafio de contribuir nessa fase tão crítica da pandemia, não faria sentido nossa filantropia, nosso Centro Universitário e toda a história que construímos ao longo de mais de 50 anos. Estamos prontos para ajudar. A gestão, o ensino, a pesquisa e a assistência são nossas razões de existir. Vamos aplicar todos os nossos esforços nesse projeto e nos demais que estão em andamento junto ao Estado e em diversos municípios. Faremos nossa parte no auxílio ao Poder Público para vencermos a pandemia”, garantiu a dirigente.