HMU de São Bernardo amplia Neonatologia

Publicado em: 12/12/2014

O Hospital Municipal Universitário (HMU) ampliou em quase 70% a capacidade de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, passando de 12 para 20 leitos. Com isso, agora oferta 44 vagas para atendimento de recém-nascidos, a maioria prematuros e de alto risco, incluindo as 24 da UCI (Unidade de Cuidados Intermediários).

A ampliação da UTI do HMU, que ocupa o quarto andar do hospital, se deu de forma gradativa ao longo do ano. As melhorias também chegaram à UCI, que foi reorganizada e agora ocupa área maior, no segundo andar. A compra dos equipamentos para a ampliação – incubadoras, oxímetros, monitores e ventiladores multiprocessados – foi viabilizada pela Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde que visa garantir assistência de qualidade desde o pré-natal até os dois primeiros anos de vida da criança.

As mudanças permitem que o HMU atenda a todos os nascidos no hospital que necessitam de tratamento intensivo. A assistência foi ampliada também em qualidade, com mais espaços, recursos e equipes para realizar o trabalho de forma humanizada e multidisciplinar, que inclui profissionais da área de Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.

Embora ainda sem capacidade para realizar 100% dos partos do SUS na cidade, o HMU realiza todos os de alto risco. São, em média, 70 por mês. Esse é um dos fatores que fez aumentar a demanda por leitos de cuidado intensivo, já que, nesses casos, é comum bebês nascerem antes das 37 semanas de gestação, com baixo peso ou algum tipo de malformação.