Hospital Metropolitano Santa Cecília fará cerca de 700 cirurgias em 2 meses

Publicado em: 18/02/2022

Inicialmente com dedicação exclusiva à Covid-19, unidade estadual aproveita baixa de casos para realização de cirurgias eletivas

 

Sandra Gallo, Regina Maura Zetone e Décio Prates Júnior

Parceria entre a Fundação do ABC e o Governo do Estado de São Paulo, o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília deu início neste ano à realização de cirurgias eletivas. Inaugurado em meados de abril de 2021 como Hospital de Campanha do Governo do Estado, exclusivo para o atendimento de casos de Covid-19, o equipamento de saúde está entre as principais ferramentas do Poder Público no combate à pandemia. Com a recente diminuição no volume de internações, abriu-se espaço para a diversificação dos serviços ofertados.

Desde 5 de janeiro já foram efetuadas 578 cirurgias. Até o final de fevereiro, a expectativa é atingir 693. Entre os procedimentos realizados estão cirurgias ginecológicas, cirurgia geral – inclusive por videoscopia –, varizes através de ‘espuma’ e exames de histeroscopia diagnóstica.

“Com a chegada da variante Ômicron no final de 2021, tivemos um novo aumento de casos de Covid-19 no hospital. Contudo, o volume ainda era muito inferior ao pico de casos que enfrentamos especialmente no primeiro semestre do ano passado. Por essa razão, propusemos ao Governo do Estado a abertura de um serviço específico para cirurgias eletivas, totalmente apartado das alas de Covid-19, com intuito de contribuir com o sistema de saúde na diminuição de filas de espera por esse tipo de procedimento”, informa a diretora-geral do Hospital Santa Cecília, Dra. Sandra Giron Gallo.

A dirigente explica que, para a abertura do novo serviço, foi montado um Ambulatório Pré-Cirúrgico no 1º Andar, no local onde funcionava a Visita Virtual – transferida para o piso Térreo. O Centro Cirúrgico foi ativado no 6º andar, que passou a ser exclusivo para as cirurgias eletivas, assim como o 2º e 3º andares, que somam 35 leitos de Enfermaria, 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para retaguarda e 8 para recuperação pós-anestésica.

No campo do combate à Covid-19, o Hospital Estadual Metropolitano Santa Cecília segue como referência estadual, ofertando total de 93 leitos, sendo 5 de estabilização, 40 de UTI e 48 de Enfermaria

Nesta semana, a nova presidente da Fundação do ABC, Dra. Regina Maura Zetone Grespan, juntamente com o dirigente Décio Teixeira Prates Júnior, esteve no Hospital Santa Cecília para conversar com a Diretoria e conhecer as novas alas da unidade.