Ação da FMABC alerta população sobre riscos da pressão alta

Publicado em: 27/05/2022

Evento foi organizado pelo Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em Santo André

 

A hipertensão é uma doença crônica que acomete quase cerca de 38 milhões de brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. Em celebração ao Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial, o Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) organizaram, dia 27 de maio, em Santo André, um evento com o objetivo de conscientizar o público a respeito do problema.

As ações aconteceram em dois pontos: no anexo III do Ambulatório da FMABC, das 9h às 17h, e no Shopping ABC, das 10h às 17h. Em cada um dos postos o público presente teve acesso à averiguação de pressão arterial e distribuição de folders sobre a importância do diagnóstico, formas de tratamento e de controle. A participação foi livre.

O evento é resultado de parceria entre o Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Regional do ABC da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), além dos cursos de Farmácia, Enfermagem e da disciplina de Cardiologia da FMABC, que disponibilizou seus profissionais e alunos para orientar a população.

A DOENÇA 

A pressão alta ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar paralisação dos rins. Ocorre quando a medida da pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90 mmHg. Existem alguns fatores de risco que podem influenciar os níveis de pressão, como fumo, alto consumo de sal, bebidas alcoólicas, obesidade, estresse e sedentarismo.

A doença não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente, mas além dos medicamentos disponíveis atualmente, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável.