“Café com Gestor” incentiva proatividade e estimula equipes na UPA Rodeio

Publicado em: 11/08/2022

Encontro entre gestores e colaboradores ocorre mensalmente

A Unidade de Pronto Atendimento Dr. Manoel Maisette Salgado, mais conhecida como UPA Rodeio, em Mogi das Cruzes, está desenvolvendo atividade de bem-estar junto aos colaboradores, que também visa incentivar a proatividade e estimular o bom clima organizacional. Trata-se do “Café com Gestor”, uma iniciativa da Comissão de Humanização, que reúne mensalmente os funcionários da unidade em um café com a Direção para bate-papo descontraído sobre diversos assuntos, sugestões e esclarecimentos.

São cerca de 10 colaboradores por encontro, que podem aproveitar para tirar dúvidas sobre a instituição, passar feedback e alinhar as expectativas pessoais com a missão da unidade. Para os gestores também é uma ótima oportunidade para conhecer melhor e entender mais sobre o dia a dia do funcionário e sua percepção acerca do ambiente de trabalho.

“Este projeto surgiu diante da necessidade de aproximação entre a equipe operacional e a gestão da unidade, de forma a discutirmos em colegiado as principais dificuldades apresentadas pela equipe e, com isso, melhorarmos a autoestima, a valorização dos profissionais e permitirmos que ideias oriundas dos colaboradores possam ser implantadas para a resolução de problemas operacionais”, explica o gerente administrativo da UPA Rodeio, Ricardo Coelho Peres da Silva.

O Café com Gestor ocorre uma vez por mês. Até o momento já foram dois encontros – um em 23 de junho e outro em 20 de julho. Participam funcionários aleatórios, indicados por suas lideranças, e o cronograma prevê atingir 100% dos colaboradores, inclusive com encontros realizados no período noturno, tendo em vista que a Unidade de Pronto Atendimento funciona 24 horas.

“É um momento em que nos aproximamos e ouvimos as demandas dos grupos para fazermos o levantamento das necessidades mais urgentes. A partir de então, podemos desenvolver cronogramas de discussão e, principalmente, implementar as ações. A cada Café revisitamos o feedback das ações e verificamos o status da implementação”, completa Ricardo Coelho Peres da Silva.

Segundo relatos dos primeiros encontros realizados, a motivação e o desempenho das equipes também têm sido impactadas pela iniciativa, uma vez que os funcionários percebem que a unidade está interessada em responder às suas expectativas e em manter um canal aberto para futuras experiências.