Publicado em: 12/01/2023
O Centro Hospitalar Municipal (CHM) de Santo André está prestes a se tornar um dos maiores e mais modernos hospitais municipais do ABC. As intervenções fazem parte do programa Qualisaúde, vêm percorrendo a estrutura física e aprimorando o processo de trabalho. A fachada do hospital, que nunca havia sido reformada desde a construção do equipamento, há 110 anos, também está passando por revitalização e ganhará uma lanchonete anexa ao lado da portaria principal.
“O CHM é um equipamento muito importante, não só para os moradores de Santo André, como para outros da região sendo referência em diversas especialidades. Tenho muito orgulho de acompanhar uma obra deste tamanho e que vai proporcionar tantos benefícios para a população daqui. É dar dignidade e atendimento de qualidade no momento em que a pessoa mais precisa e está vulnerável acometida por alguma enfermidade”, disse o prefeito em exercício Luiz Zacarias, que vistoriou as obras no local dia 4 de janeiro.
A vistoria foi acompanhada pelo ex-secretário de saúde e atual superintendente da nova Unidade de Projetos Especiais, José Police Neto, e do atual secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Após realizar outras duas vistorias, o atual secretário de Saúde visitou as instalações do Centro Hospitalar Municipal e elogiou o trabalho realizado pela equipe. “Hoje eu já vistoriei as unidades de saúde Capuava e São Jorge que também passam por revitalização. São vistorias importantes que estão sendo acompanhadas pelo Police Neto, que fez um excelente trabalho. É bom quando assumimos uma secretaria que possui esse ritmo de obras e modernização para darmos continuidade a um trabalho de uma gestão que possui organização e planejamento”, comentou Gilvan Junior.
Os processos de trabalho no CHM estão sendo aprimorados, assim como as ações de humanização que estão sendo ampliadas. As intervenções percorreram diversas áreas do hospital como pronto-socorro, centro cirúrgico, brinquedoteca, clínica médica, unidade de trauma, ala da psiquiatria, cozinha, administrativo, farmácia e rouparia.
A reforma vem resolvendo problemas crônicos do equipamento como infiltrações, vazamentos, além do elevador. Os dois modelos antigos, que saíam de operação com frequência, foram substituídos por dois equipamentos novos e modernos. Também foram trocados os dois monta-cargas (elevadores para transporte de cargas) do hospital, trazendo mais agilidade e segurança aos pacientes e funcionários.