Fundação do ABC tem novo vice-presidente

Publicado em: 30/03/2023

Diretor da UAIC de Santo André, o advogado Dr. Osmar Santos de Mendonça substitui a médica Dra. Maria Odila Gomes Douglas, que assumirá a direção-geral do AME Santo André

 

Novo vice-presidente da FUABC, Dr. Osmar Santos de Mendonça

A Fundação do ABC tem novo vice-presidente. O advogado e diretor da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários (UAIC) da Prefeitura de Santo André, Dr. Osmar Santos de Mendonça, foi eleito hoje (30/03), por unanimidade, em reunião do Conselho Curador – órgão máximo de deliberação da FUABC. Ele substitui a médica Dra. Maria Odila Gomes Douglas, que assumirá a direção-geral do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André.

Presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes deu as boas-vindas ao novo vice-presidente e agradeceu o empenho da Dra. Maria Odila ao longo da gestão. “A Dra. Odila realizou um excelente trabalho na vice-Presidência, muito atuante na construção de um ambiente de harmonia com os municípios, na integração com o Centro Universitário FMABC e nas ações técnicas junto ao nosso Escritório de Projetos. Não tenho a menor dúvida de que o AME Santo André seguirá em excelentes mãos”, garantiu o presidente, que completou: “Gostaria de prestar um agradecimento especial ao prefeito Paulo Serra, que, de maneira muito acertada, indica à FUABC uma pessoa que vem para somar coisas boas, harmonizar e trazer realizações positivas. Desejo uma estada frutuosa e de realizações positivas ao novo vice-presidente”.

Em sua primeira reunião, Dr. Osmar Santos de Mendonça agradeceu a “acolhida” recebida e se colocou à disposição para contribuir com o crescimento da FUABC. “Fiquei feliz duplamente. Primeiro, por rever vários companheiros de minha trajetória. É uma honra fazer parte deste Conselho de Curadores e um desafio ser vice-presidente de uma instituição tão conceituada de nosso Grande ABC. Podem contar comigo! Darei tudo e um pouco mais que estiver ao meu alcance, pois aprendi que a vida pública precisa de muita dedicação. As boas coisas da vida não vêm sem sacrifício”, afirmou o novo dirigente da FUABC, cuja expectativa “é seguir com o trabalhado alinhado ao presidente, dando o suporte que for preciso, com objetivo de integrar cada vez mais a Fundação do ABC com os três municípios instituidores”.

Reitor do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Dr. David Everson Uip considerou a chegada do Dr. Osmar Santos de Mendonça como “muito oportuna”. “Conheço bem a sua história, conheço sua vida pública, e a indicação do prefeito Paulo Serra é uma decisão que engrandece a Fundação do ABC. Seja muito bem-vindo”, desejou Uip, que também fez questão de homenagear a Dra. Maria Odila: “Uma amiga, extremamente competente, que está com uma nova missão, muito grande, e que permitirá levar o AME de Santo André, muito bem gerido, a um outro patamar”.

REFERÊNCIA EM SAÚDE

Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde e entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a FUABC está presente em unidades de saúde instaladas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Itatiba, Itapevi, Ferraz de Vasconcelos, Sorocaba, São Paulo (Capital) e Mogi das Cruzes, além de Praia Grande, Santos e Guarujá.

Declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André, a Fundação do ABC foi criada em 1967 pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, com objetivo de implantar uma faculdade de medicina na região do ABC Paulista. Deu certo! Em 1969, surgia a Faculdade de Medicina do ABC – hoje Centro Universitário FMABC, uma referência nacional em ensino, pesquisa, extensão e assistência.

Ao longo dos anos, a FUABC foi se consolidando cada vez mais como parceira estratégica de municípios e do Governo do Estado de São Paulo para a gestão de equipamentos públicos de saúde, primando pela qualidade no atendimento, alta resolutividade e humanização. Com receita anual de mais de R$ 3 bilhões, a entidade realiza mais de 11 milhões de consultas e atendimentos por ano, além de 133,6 mil cirurgias, 87 mil internações e 18,9 milhões de exames e procedimentos.