FMABC realiza mutirões de atendimento oftalmológico para pacientes de Santo André

Publicado em: 07/07/2023

Iniciativa é do Serviço de Oftalmologia do Centro Universitário FMABC, em parceria com a Prefeitura de Santo André, com avaliação gratuita para cerca de 9 mil pacientes agendados

 

Atendimentos do dia 1º de julho foram destinados a crianças e adolescentes – Foto: Eduardo Merlino/PSA

O Centro Universitário FMABC, em parceria com a Prefeitura de Santo André, promove nos sábados de junho e julho mutirões de atendimento oftalmológico para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa faz parte do Programa “Saúde Fila Zero” e tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por atendimentos oftalmológicos na rede pública de saúde do município, por meio de consultas e exames previamente agendados.

Por meio dos mutirões, pacientes previamente triados e encaminhados à FMABC pela Prefeitura de Santo André estão passando por avaliação especializada para detecção de problemas oftalmológicos, tais como miopia, hipermetropia, astigmatismo, catarata, presbiopia, glaucoma e retinopatia diabética, entre outros.

Os primeiros atendimentos dos mutirões oftalmológicos ocorreram em 3 de junho e seguiram nos sábados subsequentes no Ambulatório de Especialidades da FMABC. Ao todo, a força-tarefa deve atingir cerca de 9 mil pessoas.

As consultas que constatarem patologias ou orientação de tratamento contínuo também serão absorvidas pelo Ambulatório da FMABC, ainda em parceria com a Prefeitura.

As consultas e exames dos mutirões são realizadas por cerca de 50 profissionais da disciplina de Oftalmologia da FMABC, incluindo professores, médicos contratados, residentes e integrantes do curso de extensão, além de funcionários do ambulatório e dos setores de enfermagem e administração que oferecem suporte e atendimento para o público.

“Trata-se de um programa de extrema importância para a saúde pública de Santo André, permitindo que os principais problemas de saúde oftalmológica da população sejam diagnosticados e devidamente tratados por uma equipe altamente qualificada”, afirma David Uip, reitor do Centro Universitário FMABC.

PREFEITURA

Nos mutirões, além das consultas e exames de oftalmologia infantil, a Prefeitura de Santo André ofertou consultas de endocrinologia e exames de ultrassom.

Na ação do dia 1º de julho, destinada a crianças e adolescentes, houve participação especial de super-heróis e contou com brinquedos infláveis, pipoca e algodão doce. A iniciativa faz parte da série de forças-tarefa que visam zerar a fila por consultas e exames na rede especializada que estavam represados desde a pandemia da Covid-19.

“Com os diversos mutirões que estão sendo realizados nas últimas semanas estamos conseguindo zerar as filas e reduzir de maneira significativa o tempo de espera por consultas e exames na rede”, afirma o prefeito Paulo Serra.

As consultas de endocrinologia ocorrem no Centro Médico de Especialidades (CME) Xavier de Toledo, com 790 pacientes agendados. E a equipe do Centro Hospitalar Municipal (CHM) vai realizar mais 1,4 mil exames de ultrassom, sendo 700 no sábado e 700 no domingo.

“Temos unido forças para conseguir zerar a fila por atendimento médico especializado em Santo André. São consultas de diversas especialidades que estão sendo ofertadas graças ao reforço que temos feito nas nossas equipes médicas. Esse era um compromisso que assumimos com a população e que estamos cumprindo”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Rute Rosa, moradora do bairro Santa Teresinha, elogiou a iniciativa ao levar a filha Helena, de 7 anos, para atendimento. “Me surpreendi com a organização. Fomos muito bem atendidas e fui informada que minha filha não vai precisar de óculos, agora é só ir fazendo as consultas de rotina”, pontou.

MUTIRÕES

As forças-tarefa da Secretaria de Saúde de Santo André terão prosseguimento ao longo do mês de julho e início de agosto. Serão ofertados mais 5,6 mil exames de ultrassom, além de consultas adicionais de outras especialidades que ainda apresentem filas represadas. Todas as consultas são previamente agendadas, ou seja, os atendimentos são realizados com dias e horas marcados.

ATENDIMENTO

Os mutirões começaram em janeiro, mas foram intensificados a partir de maio, com a oferta de 28.531 procedimentos em diversas especialidades nos últimos dois meses. Após a realização das forças-tarefa, o tempo de espera por consultas na rede especializada será de no máximo 40 dias.