Rede Lucy Montoro de Sorocaba promove palestra sobre prevenção de suicídio

Publicado em: 22/09/2023

No dia 12 de setembro, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba promoveu uma palestra sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida. O evento, na recepção principal da instituição, reuniu pacientes, acompanhantes e colaboradores com o propósito de disseminar informações essenciais sobre um tema sensível. A atividade foi ministrada pelas psicólogas Cristiane Leme e Carolina Fernandes.

O encontro destacou a importância do diálogo aberto sobre prevenção ao suicídio, da identificação de sinais de alerta e do apoio às pessoas em dificuldades. Também foi discutida a relevância da saúde mental, buscando combater estigmas e preconceitos. A falta de conhecimento e atenção adequada ao tema tem sido uma barreira significativa para a prevenção.

Ao final da palestra, os participantes contribuíram para a construção de uma árvore em um quadro florido de amarelo feito com pintura a dedo. A arte simboliza o compromisso com a valorização da vida e destaca a importância de buscar apoio quando necessário.

O tema da campanha Setembro Amarelo deste ano, que alerta sobre a prevenção do suicídio, é “Se precisar, peça ajuda!”. O objetivo é enfatizar a importância de buscar suporte quando necessário. O evento serviu como um lembrete de que a prevenção do suicídio é uma responsabilidade compartilhada por toda a sociedade.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos mais de 700 mil pessoas tiram a própria vida, índice maior do que o número de mortes causadas por HIV, malária, câncer de mama, guerras ou homicídios.

REFERÊNCIA

Inaugurada em 2018 e gerenciada pela Fundação do ABC desde agosto de 2023, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Sorocaba atende principalmente pacientes que necessitam de procedimentos de reabilitação física por ocorrência de AVC (Acidente Vascular Cerebral), lesões medulares e encefálicas, amputações, paralisia cerebral, traumas ocasionados por acidentes, além de má-formação e alterações no desenvolvimento provocadas por doenças congênitas.

Com área de 2.700m², a unidade fornece atendimentos de alta complexidade e é referência para moradores dos municípios de Sorocaba, Itapeva e Itapetininga, região que engloba cerca de 2,4 milhões de habitantes.