FUABC realiza capacitação de agentes de fiscalização em saúde do trabalhador

Publicado em: 05/10/2023

 

Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, foi realizado no Consórcio Intermunicipal Grande ABC um treinamento sobre o “Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – PGR” para os membros dos Centros de Referência em Saúde dos Trabalhadores (CEREST) em Santo André, São Bernardo, Mauá e Diadema.

O evento também foi direcionado para o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Prefeitura de São Caetano do Sul e membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Participaram médicos do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho, psicólogos, fisioterapeutas e agentes fiscais em geral.

O objetivo foi capacitar e promover o debate sobre um dos principais documentos de gestão de saúde e segurança, que visa a prevenção de acidentes e de doenças do trabalho. Além disso, foram trabalhadas a análise de acidentes do trabalho e a elaboração de plano de emergência nas organizações.

“Neste evento, repassamos aos agentes de fiscalização do trabalho os principais conceitos do Programa de Gestão de Riscos Ocupacionais, tornando-os mais críticos diante das documentações auditadas nas empresas da região, objetivando sempre a redução de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. Representar a Fundação do ABC como palestrante foi muito gratificante e convergimos para o principal objetivo da organização, que é a promoção de saúde”, disse o engenheiro-chefe de Segurança do Trabalho, Amaury Machi Junior.

O encontro também precede a realização de um congresso sobre Saúde do Trabalhador nos próximos anos, encabeçado pela Fundação do ABC e o CEREST de Santo André, que discutirá os principais temas ligados à saúde ocupacional na região do ABC. “A ideia do congresso é trazer os maiores expoentes na área da Saúde Ocupacional para debatermos as questões ligadas aos principais acidentes e doenças do trabalho que enfrentamos nas organizações instaladas nos municípios”, finalizou Machi.