Hospital Nardini organiza campanha de segurança do paciente

Publicado em: 05/10/2023

O Hospital Nardini, em Mauá, organizou a Campanha de Segurança do Paciente como parte das ações do ‘Setembro Laranja’, visando promover a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde. A iniciativa ocorreu entre os dias 25 e 29 de setembro, contando com a participação de 690 profissionais de diferentes setores, incluindo Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, UTI Neonatal, Pediatria, Saúde Mental, Maternidade, Centro Cirúrgico, CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), NUVE (Núcleo de Vigilância Epidemiológica), Nutrição, Psicologia, Ambulatório, Higienização, Rouparia e Gerenciamento de Risco.

Uma das atividades realizadas foi uma sessão de Reiki, no dia 28, conduzida por Victor França, terapeuta holístico do Espaço Holisto Sagrado Elemento. Essa terapia alternativa, que visa equilibrar as energias do corpo, contou com a participação de 36 profissionais. Durante a campanha, foram reconhecidos os enfermeiros que realizaram mais notificações, homenageando-os com brindes e certificados.

Outras metas abordadas na campanha incluíram a melhoria da comunicação entre os profissionais de saúde, a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, a garantia de cirurgias no local correto, a higienização adequada das mãos para evitar infecções, e a prevenção de quedas e úlceras por pressão.

“Trabalhar as seis metas da segurança do paciente é de extrema importância para garantir a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde. A cultura de segurança sempre deve ser incentivada, encorajando os profissionais de saúde a relatarem eventos adversos, aprendendo com erros e adotando práticas baseadas em evidências para garantir um ambiente mais seguro para todos os pacientes”, explica a enfermeira coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente (NEPEP) e Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente(NQSP), Juliana Antonio Bueno.

A campanha de segurança do paciente reforça o compromisso do Hospital Nardini em oferecer cuidados de alta qualidade, priorizando a preservação e o bem-estar dos enfermos.