Com foco na prevenção, AME Santos atende quase 30 homens todos os sábados

Publicado em: 13/11/2023

Durante atendimento no sábado no AME Santos, o pai Edvaldo Pereira da Silva e seu filho, Edvanio

Em uma iniciativa que valoriza a saúde masculina e foca na prevenção, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos participa ativamente do Programa Estadual “Filho que ama leva o Pai ao AME”. Neste ‘Novembro Azul’, a iniciativa ganha ainda mais visibilidade em razão dos esforços gerais para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças, em especial o câncer de próstata.

Sob administração da Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o AME Santos reforça seu compromisso, especialmente nas áreas de cardiologia e urologia. Todos os sábados, das 7h00 às 13h00, em média 27 homens são atendidos no ambulatório, sem necessidade de prévio encaminhamento médico.

O programa permite que os interessados agendem seus atendimentos ou, se preferirem, podem simplesmente comparecer ao AME Santos em qualquer sábado. No primeiro atendimento, os pacientes passam por uma consulta de enfermagem onde são avaliados em relação ao peso, altura, risco cardíaco e exames laboratoriais de sangue. Já no sábado seguinte, eles têm consultas com cardiologistas e urologistas para avaliação dos resultados dos exames. “Dependendo dos achados, os pacientes são encaminhados para exames cardiológicos ou urológicos mais específicos, em continuidade à investigação diagnóstica e ao tratamento que se fizer necessário”, explica a diretora-geral do AME Santos, Dra. Sandra Giron Gallo.

A participação da unidade no Programa Estadual “Filho que ama leva o Pai ao AME” representa um passo significativo para o cuidado preventivo com a saúde do homem, já que o AME Santos é uma referência ambulatorial para quase 800 mil habitantes dos municípios de Bertioga, Guarujá e Santos. Em especialidades cirúrgicas e nas clínicas diagnósticas que não estão disponíveis em outros AMEs da região, o Ambulatório atende todas as nove cidades da Baixada Santista.