Publicado em: 07/12/2023
O projeto Saúde no Busão, do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) do Contrato de Gestão de São Mateus, desenvolvido em parceria com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), foi escolhido para representar a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Leste no Balanço PAVS Municipal. A ação anual conta com representantes de PAVS de todas as coordenadorias, além de membros de outras secretarias. A iniciativa tem por objetivo reforçar a importância e a força do programa e a troca de experiências por meio da divulgação de projetos e ações transformadoras no âmbito da saúde ambiental na Atenção Básica do município. Neste ano, o evento ocorreu em 1º de dezembro, no auditório da UNINOVE Vergueiro.
O PAVS – Construindo Políticas Públicas Integradas surgiu em 2005 a partir da necessidade da implementação de políticas voltadas à inclusão de questões ambientais no conjunto das ações de Promoção de Saúde e melhoria da qualidade de vida da população, utilizando como métodos as ações desenvolvidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF).
O PAVS atua em seis eixos temáticos: Biodiversidade e Arborização; Horta e Alimentação Saudável; Gerenciamento de resíduos; Agenda Ambiental na Administração Pública; Revitalização de Espaços Públicos; e Água, Ar e Solo.
SAÚDE NO BUSÃO
Ciente da necessidade de perpassar os muros das UBSs e fortalecer a intersetorialidade, o PAVS em São Mateus firmou parceria, através da gestão local PAVS, com o responsável técnico do Terminal de Ônibus de São Mateus, que é operado pela EMTU com linhas metropolitanas, do corredor ABD e linhas municipais. São cerca de 102 mil pessoas por dia – um ambiente propício para ações coletivas em saúde.
Diante deste cenário, o objetivo do Projeto Saúde no Busão foi desenvolver ações de promoção de saúde ambiental a partir da intersetorialidade em espaços do território. Ainda, teve como propósito orientar usuários e trabalhadores do terminal São Mateus sobre temas relacionados à Saúde e Meio Ambiente com base nos eixos do PAVS e os determinantes sociais de saúde, e fortalecer a intersetorialidade no território com o uso de potencialidades do território.
Entre os meses de fevereiro e setembro, o Saúde no Busão abordou temas como arboviroses, dia da água, dia da terra, uso racional de medicamentos, dia do meio ambiente, dia mundial das zoonoses, dia interamericano de qualidade do ar e dia da árvore. Durante as ações foram entregues 3.496 folhetos informativos, 600 saches de semente de girassol e 550 vidros de hipoclorito. Foram preparados 10 cartazes e 6 mesas temáticas, que alcançaram aproximadamente 4.700 pessoas.
O projeto Saúde no Busão permitiu fortalecer a intersetorialidade e ampliar as ações do PAVS para além dos muros das unidades. Ademais, fortaleceu o reconhecimento do programa enquanto seu papel de capilaridade entre o serviço de saúde e os pontos de fortalecimento do território.