Centro de Infectologia de Santo André conquista 2º lugar em premiação nacional de Saúde

Publicado em: 11/12/2023

Unidade gerenciada pela FUABC participou do Prêmio CriAção SUS 2023, uma iniciativa do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (IBROSS)

 

Trabalho realizado pelo Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia de Santo André, gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura de Santo André, conquistou a segunda colocação na categoria Atenção Especializada no Prêmio CriAção SUS 2023, promovido pelo IBROSS (Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde), em parceria com o CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e Instituto Ética Saúde. O anúncio foi realizado em evento na sede da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), em Brasília, dia 8 de dezembro.

Inicialmente, a unidade foi selecionada entre os cerca de 400 trabalhos inscritos com o case “Indetectar o HIV e limitar reservatórios, favorecendo estratégias futuras de cura através do diagnóstico de casos agudos e identificação dos incidentes (recém-infectados) que sustentam a epidemia”. Para a fase final, foram escolhidos 15 trabalhos em cinco categorias: Atenção Primária, Especializada, Pré-hospitalar, Atenção Hospitalar exclusivo SUS e Atenção Hospitalar não exclusivo SUS.

Os projetos premiados abordaram ações de telemedicina, reabilitação e cuidados paliativos, assistência a idosos, vacinação e resposta rápida em pronto-atendimento, inscritos nas cinco categorias. A unidade de Santo André participou da categoria Atenção Especializada, cujo primeiro lugar ficou com a Casa de Cuidado do Ceará, que apresentou trabalho referente à reabilitação e cuidados paliativos com foco em desospitalização segura.

Foto: Divulgação

O trabalho premiado é de autoria da Dra. Elaine Monteiro Matsuda, médica da Atenção Primária à Saúde, em parceria com pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz. Foi executado com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Prêmio CriaAção SUS visa incentivar a implantação de novas tecnologias e de soluções inovadoras que contribuam com o desenvolvimento e o fortalecimento do SUS. A realização do prêmio coincide com os 35 anos da criação do Sistema Único de Saúde no Brasil, pela Constituição Federal de 1988.

UNIDADES FUABC

Além do case de Santo André, que chegou à final da premiação, as unidades gerenciadas pela Fundação do ABC, incluindo a própria Mantenedora, inscreveram outros 10 trabalhos no prêmio. São eles: Implementação de um programa de gestão de qualidade em fisioterapia hospitalar para melhoria dos serviços e resultados; O impacto do projeto LEAN na superlotação da emergência em um hospital público municipal do Estado de São Paulo; Projeto Hospital Digital; A relevância de uma comissão de alta segura no Sistema Único de Saúde (SUS) para otimização dos recursos de saúde e segurança dos pacientes; Implementação da ferramenta “Huddle” como estratégia de comunicação para fluidez no serviço de emergência; Escola de cuidadores: uma proposta de alta qualificada; Implantação de um programa que previne a morte súbita cardíaca em pacientes psiquiátricos, prioritariamente as mulheres, que representam grupo de maior risco; Institucionalização da excelência: o efeito catalisador do termo de ajustamento de conduta (TAC) na governança e inovação estratégica de uma OSS; Eficácia e segurança da inteligência artificial num sistema de apoio à decisão clínica no tratamento do Acidente Vascular Encefálico (AVE): uma análise de custo-utilidade; e Aplicativo de saúde e segurança do trabalho.

As unidades que inscreveram trabalhos são: Fundação do ABC (Mantenedora); Unidade de Apoio Administrativo FUABC; Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo; Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo; Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia de Santo André; Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André; Hospital Municipal de Mogi das Cruzes; e Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Baixada Santista (PAI).