Santo André tem Dia D de prevenção e diagnóstico precoce do câncer bucal

Publicado em: 15/12/2023

Munícipes puderam passar por avaliação odontológica em 31 unidades de saúde espalhadas pela cidade sem necessidade de agendamento

 

Foto: Eduardo Merlino/PSA

A Secretaria de Saúde de Santo André promoveu nesta quinta-feira (14) o Dia D para Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal nas 31 unidades de saúde da cidade que dispõem do serviço odontológico. Todos os munícipes interessados puderam passar por avaliação sem necessidade de agendamento prévio.

“O câncer de boca tem cura e por isso é tão importante esse tipo de ação, já que contribui para o diagnóstico precoce e permite acompanhamento imediato, antes que a doença se agrave. Nossa equipe se mobilizou para promover uma força-tarefa com um dia inteiro para fazer essa avaliação bucal e esperamos alcançar boa fatia da população”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

O câncer de boca é o quinto mais comum entre homens e o nono entre mulheres no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ainda segundo o instituto, cerca de 6 mil pessoas morrem por ano com esse diagnóstico.

Entre as principais causas do câncer bucal estão o fumo e o álcool. Fumantes e pessoas que consomem bebida alcoólica de forma excessiva têm mais possibilidades de desenvolver o câncer de boca, que são todos os tumores malignos que acometem lábios e cavidade oral, o que inclui amígdalas, bochechas, glândulas salivares, mucosas, gengivas, língua, palatos duro e mole e o assoalho da boca.

CEOs

Santo André conta com duas unidades do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). O equipamento que fica no Centro recentemente mudou para a Rua Brás Cubas, 176, e foi adequado ao padrão do programa Qualisaúde, ampliando o serviço de seis para oito consultórios, aumentando assim a capacidade de atendimento em 66%.

Já o equipamento no bairro Santa Teresinha (Alameda Vieira de Carvalho, 170), possui capacidade de 1,2 mil procedimentos por mês. Os atendimentos nos dois locais são realizados mediante encaminhamento feito pelas unidades básicas de saúde.