Publicado em: 26/01/2024
A cidade de Itatiba, no interior de São Paulo, intensificou suas ações de combate à dengue ao incorporar drones às equipes de Saúde e Defesa Civil, em parceria com a unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Nações, gerenciada pela Fundação do ABC.
A nova tecnologia visa facilitar a identificação de caixas d’água destampadas e possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em locais de acesso restrito, nos quais os agentes não podem entrar sem autorização dos proprietários.
O bairro Jardim das Nações foi escolhido como o ponto inicial para a aplicação dessa estratégia, uma vez que foi o primeiro bairro a registrar casos de dengue, dentre os seis contabilizados no município. A ESF Nações organizou uma passeata, orientou moradores e recolheu entulhos.
Em adição à varredura realizada pelos drones, foi feito um mutirão de limpeza no bairro. Em 20 de janeiro, um caminhão de coleta esteve à disposição da população, que pode descartar objetos como móveis quebrados e eletrodomésticos que possam acumular água e virar potenciais focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue.