São Bernardo anuncia implantação da 35ª Unidade Básica de Saúde do município

Publicado em: 05/06/2024

Nova unidade, denominada Jardim Petroni, terá capacidade para realizar até 9 mil atendimentos por mês

 

Equipamento deve ser referência para 12 mil pacientes da região (foto: Omar Matsumoto/PMSBC)

A Prefeitura de São Bernardo do Campo autorizou, em 31 de maio, a implantação da 35ª Unidade Básica de Saúde no município. O futuro equipamento, denominado UBS Jardim Petroni, terá capacidade para realizar até 9 mil atendimentos por mês e ocupará o prédio que já pertenceu à Fundação Criança. A previsão é a de que a unidade seja entregue até o fim de 2024. As UBSs de São Bernardo são gerenciadas em parceria com a Fundação do ABC, dentro de um contrato do Complexo de Saúde de SBC.

Ao todo serão investidos R$ 4,7 milhões na execução da obra para reforma e adequação do prédio já existente, localizado na Alameda Minas Gerais, e que irá abrigar a nova UBS. A futura unidade ocupará os dois andares do edifício e contará com estrutura completa, incluindo seis consultórios, recepção, sala da comunidade, farmácia, coleta, acolhimento, imunização, curativos, sala de emergência, sala de procedimentos e novo acesso com área coberta para ambulância, três consultórios odontológicos, sala de espera, administração, vestiários, entre outros espaços.

A estimativa é a de que a futura UBS Jardim Petroni seja responsável atender 12 mil pacientes cadastrados na região, o que permitirá ainda desafogar o fluxo de moradores nas unidades vizinhas do Parque São Bernardo, Farina e Vila São Pedro.

“A nossa determinação de ter uma saúde melhor não para. Com a construção desta nova unidade, vamos aliviar o fluxo de pacientes em unidades desta região, garantindo assim um atendimento mais rápido e com mais qualidade para esses moradores do Parque São Bernardo e do entorno”, relatou o prefeito Orlando Morando.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, a unidade terá capacidade para realizar até 400 consultas médicas e demais serviços por dia. “Teremos nesta nova unidade três equipes de saúde da família, que atenderão aos 12 mil pacientes cadastrados na região. Além disso, teremos a dispensação de mais 3 mil medicamentos todo mês, entre outros serviços, que a partir da inauguração estarão mais próximos desta população”, afirmou.

 GERAÇÃO DE EMPREGO

Além de agilizar o atendimento de pacientes, a futura unidade também garantirá a geração de 34 novos postos de trabalho, compostos por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos, além das vagas administrativas.