São Caetano recebe Selo Prata por Boas Práticas em HIV/Aids

Publicado em: 04/07/2024

Com apoio da Fundação do ABC, município se destacou em prevenção, gestão e tratamento, com diversas campanhas de testagem e conscientização em 2023

 

A premiação ocorreu durante o Fórum Estadual de Dirigentes em IST/Aids

São Caetano do Sul conquistou o Selo Prata do Programa Boas Práticas em HIV/Aids. A premiação ocorreu durante o Fórum Estadual de Dirigentes em IST/Aids, promovido pelo Centro de Referência e Treinamento DST/Aids do Estado de São Paulo. O evento foi realizado nos dias 25 e 26 de junho, em São Paulo.

O Programa de Qualificação para Obtenção de Selos de Boas Práticas em HIV/Aids tem como objetivo apoiar os municípios na qualificação da atenção à saúde. Entre janeiro e dezembro de 2023, 160 municípios do Estado de São Paulo foram avaliados em 54 indicadores nas diferentes etapas de cuidado e serviços especializados em HIV/Aids, e São Caetano foi uma das 66 cidades a receber o Selo Prata.

“São Caetano apresentou crescimento de 133% em prevenção e promoção à saúde; 55% em gestão e vigilância e 39% em tratamento. Esses resultados são fruto do trabalho árduo e dedicação de toda a equipe”, afirmou a coordenadora do Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (Cepadi), Raquel da Silva Terezam.

Durante todo o ano de 2023, com apoio da Fundação do ABC, o município realizou planejamento de diversas ações, adequou fluxos de atendimentos e metas para melhoria na gestão do programa com o intuito de qualificar os indicadores. Ao final do ano, a cidade atingiu a pontuação 2,4, sendo contemplada com o selo Prata.

Em julho houve a Campanha Julho Amarelo, com realização de testagem rápida em população geral de forma itinerante, com apoio da carreta da saúde. Foram realizados 417 testes em seis dias de ação.

“Investimos em capacitação com nossa equipe para realização de testagem rápida, incluindo capacitação em todas as UBS e na maternidade; realizamos uma ação com pessoas em situação de rua, ação de testagem rápida e encaminhamento imediato para o serviço ambulatorial para vinculação e assistência quando necessário. Na ocasião, foram atendidas 42 pessoas em três dias”, destacou Raquel.

O Cepadi também participou do projeto “Setembro DELAS”, com a realização de testagem e orientação sobre prevenção de IST. Realizou Roda de Conversa sobre indicação, acesso e eficácia de profilaxia pré-exposição (PrEP) e profilaxia pós-exposição (PEP) com profissionais do pronto-socorro infantil. Participou do Programa Saúde na Escola com orientação aos alunos de escolas públicas sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez. Assim como nos Centros Integrados de Saúde e Educação (CISE), onde realizou Rodas de Conversa com centenas de idosos alertando sobre as IST e sexualidade na melhor idade.

Em outubro e novembro, o Cepadi participou das ações Outubro Rosa e Novembro Azul testando, em dois meses, de forma itinerante, 4.402 pessoas com testagem rápida de sífilis, HIV e hepatites B e C. Em dezembro realizou a Campanha Fique Sabendo, também com testagem rápida de sífilis e HIV de forma itinerante pela cidade e nas UBSs, realizando 417 testes em oito dias.

Também em 2023, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, da Coordenadoria Municipal de Controle de Infecção, Qualidade e Segurança do Paciente, recebeu o Prêmio Luiza Matida, em cerimônia realizada durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis Congênita. São Caetano foi uma das 84 cidades premiadas pela eliminação no Estado.