Palestras de Diversidade e Inclusão da FUABC mobilizam 463 colaboradores

Publicado em: 09/08/2024

Especialistas debateram durante a semana temas como inclusão da mulher no ambiente de trabalho, assédios e desigualdade racial

 

A Fundação do ABC encerrou nesta semana a primeira edição do Ciclo de Palestras de Diversidade e Inclusão, que reuniu 463 colaboradores durante a semana. O evento trouxe renomados especialistas em suas áreas de atuação para debater assuntos como inclusão da mulher no ambiente de trabalho, assédio moral e sexual, desigualdade racial, etarismo no ambiente corporativo, integração do público LGBTQIA+, entre outras pautas. O evento foi promovido no campus do Centro Universitário FMABC e contou com colaboradores da Mantenedora, unidades gerenciadas e FMABC.

O objetivo da iniciativa é jogar luz em temas sensíveis que têm sido pautas frequentes no universo corporativo e na sociedade atual, com foco em proporcionar um ambiente mais inclusivo e livre de intolerâncias. A ideia é cultivar um ambiente de trabalho onde todos sintam-se valorizados e respeitados — independentemente de suas origens, crenças, orientações sexuais, raças, gêneros ou etnias.

A abertura do evento foi realizada no dia 5 de agosto pelo presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, que destacou a importância do debate de assuntos como representatividade e respeito às diferenças. “Quando tratamos desse processo de igualdade e de resgate às diversidades e às minorias, acredito que estamos em busca de pagar uma dívida de todos nós, enquanto parte de uma sociedade, que temos para com o outro, aquele que foi colocado num processo de oportunidade diferente do que nós estamos. Acredito muito nesse trabalho e no respeito à diversidade, seja no atendimento de pacientes vítimas de violência, seja no ambiente corporativo. É um valor que permeia a FUABC, como permeia o Estado e todo o Brasil. Parabéns a todos os departamentos envolvidos nesta iniciativa, e deixo meu agradecimento a todos os palestrantes convidados”.

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, doutora e mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora convidada da Universidade de Coimbra, de Portugal, Dra. Ivani Contini Bramante, abriu as atividades da semana com a palestra “Inclusão da mulher no ambiente de trabalho”.

“É uma honra estar aqui para falarmos de um tema que é tão caro para todos nós. Há uma preocupação mundial com a inclusão, mas ainda estamos engatinhando neste sentido. Inclusão não é uma tarefa fácil. É algo que exige mudança profunda de cultura. E a formação histórica da nossa sociedade é baseada em discriminação, vide o tempo da escravidão. Buscar a diversidade significa incluir. E não basta não discriminar, é necessário acolher”, explica a palestrante, que abordou temas como as metas globais para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17) e da Agenda 2030, ambos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), além de aspectos relacionados à inclusão da mulher no ambiente corporativo.

Na sequência das atividades, a Procuradora do Trabalho, Dra. Sofia Vilela de Moraes e Silva, ministrou no dia seguinte uma palestra sob o tema “Atuação do Ministério Público do Trabalho no combate ao assédio sexual e moral, especialmente contra a mulher.” Já no dia 8 foi a vez da advogada e integrante do Grupo de Estudos de Gênero da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduada em Direitos Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, Dra. Claudia Patricia Luna, que conduziu palestra sobre “Desigualdade racial no ambiente de trabalho e inclusão da população negra no ambiente corporativo”.

No mesmo dia, a advogada, professora universitária e pós-doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, na Espanha, Dra. Carmela Dell’Isola, abordou o tema “Etarismo e discriminação da população idosa no ambiente corporativo”.

A semana de debates foi encerrada na sexta-feira (09/08) pelo advogado e mestre em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Dr. Luiz Felipe Roque, que debateu junto aos colaboradores o assunto “Integração do público LGBTQIA+ nas organizações”. O psiquiatra, professor universitário e coordenador médico da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Santo André, Dr. Tomaz Eugenio Abreu Silva, encerrou oficialmente o evento com a palestra “Condições que afetam o público LGBTQIA+ nos casos de discriminação.”

O evento foi organizado pelos departamentos de Compliance, Recursos Humanos, Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Jurídico, com apoio da Comunicação da FUABC.