FUABC inicia pesquisa de clima organizacional nas unidades gerenciadas

Publicado em: 15/04/2016

A Diretoria Executiva de Recursos Humanos da Fundação do ABC, por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI), deu início em março à “Pesquisa de Clima Organizacional” nas unidades de saúde gerenciadas. Trata-se de ferramenta de gestão, que possibilita visualizar pontos positivos e setores que precisam ser desenvolvidos ou aprimorados, permitindo traçar planos de ação específicos de acordo com as demandas observadas. O projeto piloto foi aplicado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Mogi das Cruzes e contou com participação de 76 funcionários de diversos cargos e turnos. Em abril, o trabalho está sendo realizado no Hospital Estadual de Francisco Morato e, conforme cronograma, as próximas unidades da FUABC beneficiadas serão a UPA Central de Santos e Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário.

“A pesquisa de clima organizacional permite que vejamos a unidade sob o olhar dos colaboradores e de maneira mais ampla. A partir desse cenário, podemos propor melhorias, treinamentos e capacitações em áreas específicas”, considera a diretora executiva de Recursos Humanos da Fundação do ABC, Caroline Saint Aubin, que explica os detalhes da aplicação: “Desenvolvemos todos os processos de pesquisa em plataforma digital, que facilita o preenchimento do questionário e torna o processo mais rápido. A equipe de RH vai até a unidade mantida e leva notebooks com o sistema da pesquisa de clima instalado. Os funcionários são chamados em uma sala reservada e preenchem o questionário de forma anônima, o que confere credibilidade aos resultados”.

Em abril, trabalho está sendo realizado no o Hospital Estadual de Francisco Morato

Em abril, trabalho está sendo realizado no Hospital Estadual de Francisco Morato

A pesquisa segue um modelo básico com 80 questões – 78 de múltipla escolha e duas perguntas abertas –, mas pode ser adaptada conforme particularidades de cada unidade de saúde. As perguntas são divididas em nove áreas de interesse: “Liderança e gestão de pessoas”, “Treinamento e desenvolvimento”, “Comunicação”, “Relações interpessoais”, “Ética e cidadania”, “Sistemas de remuneração”, “Condições de trabalho”, “Qualidade e produtividade” e “Imagem e adesão”.

Especificamente em Mogi das Cruzes, por exemplo, os questionários foram divididos segundo o cargo dos colaboradores: recepcionista e outros cargos administrativos, médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social. Entre os itens verificados estiveram o papel da chefia no estímulo ao trabalho em equipe, bem-estar dos funcionários, clareza na comunicação, relação interpessoal, realização de treinamentos e capacitações, clima e relacionamento no setor, remuneração, volume de trabalho, condições do ambiente e satisfação.

“Após o trabalho de campo, a equipe de RH retorna à Fundação do ABC e inicia a análise dos questionários. Os resultados obtidos são transformados em um relatório, que é entregue à Diretoria da unidade para discussão conjunta de planos de ação. Todo esse processo é apresentado posteriormente ao parceiro estratégico da unidade, que pode ser a secretaria de saúde do município ou o Governo do Estado, por exemplo”, acrescenta a diretora executiva de Recursos Humanos da Fundação do ABC, Caroline Saint Aubin.

MOGI DAS CRUZES

Segundo dados da pesquisa de clima organizacional da UPA de Mogi das Cruzes, 79% dos colaboradores confiam nas decisões tomadas pelos superiores imediatos e 78% reconhecem a capacidade profissional de suas chefias. Além disso, 89% dos funcionários afirmaram que existe relacionamento de cooperação entre os diversos departamentos da unidade, enquanto 89% consideram visível no trabalho o compromisso da instituição com a qualidade dos serviços e processos.

Entre os pontos que podem ser aprimorados, 71% dos entrevistados não se sentem informados sobre os planos futuros da instituição e 26% sentem falta de mais ações éticas voltadas à comunidade.

Além de análises quantitativa e qualitativa, o relatório final da pesquisa de clima organizacional da Fundação do ABC conta com um “termômetro de satisfação”, que na UPA de Mogi das Cruzes atingiu conceito “Bom”, com conceito de 7,2 em escala que vai de zero a 10.