Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista

A Fundação do ABC deu início em 2014 à gestão plena do Instituto de Infectologia Emílio Ribas II – Baixada Santista (IIER-BS), no Guarujá. Hospital estadual especializado no atendimento de doenças infecciosas e parasitárias, o equipamento funciona 24 horas por dia e conta com 45 leitos – 32 de enfermaria e 13 de Terapia Intensiva (UTI).

A unidade recebe pacientes encaminhados de hospitais dos nove municípios que integram a Baixada Santista para o cuidado de diferentes doenças infectocontagiosas, entre as principais HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe, hepatites, dengue (especialmente no verão), entre outras. Além do atendimento médico e de enfermagem, também estão disponíveis exames laboratoriais e de imagem, como raio X, ultrassonografia e endoscopia. Os pacientes são atendidos mediante encaminhamento do SIRESP – Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo, do Governo do Estado.

Em 2019 e em 2025, a FUABC venceu novos chamamentos públicos e seguirá à frente da unidade por mais cinco anos.

Com foco em capacitação e treinamento constante das equipes técnicas, periodicamente a unidade organiza as já tradicionais edições do “Ciclo de Palestras”, que reúnem centenas de participantes e renomados especialistas da área de Infectologia para orientação e conscientização de funcionários e profissionais da Saúde da Baixada Santista. São discutidos aspectos de prevenção, diagnóstico, incidência e tratamento de doenças como sarampo, tuberculose, leptospirose e sepse.

Em 2023, o Emílio Ribas recebeu da Organização Nacional de Acreditação (ONA) a certificação ONA – Nível 1, que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade. A unidade é a primeira 100% SUS (Sistema Único de Saúde) acreditada na Baixada Santista e a única do Guarujá, inclusive entre unidades privadas. Desde então, o IIER-BS manteve o selo após processos de reacreditação.

A primeira unidade do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Capital paulista, é considerada o maior centro de infectologia da América Latina. Iniciou suas atividades no ano de 1880, quando se chamava “Lazareto dos Variolosos”, sendo referência como hospital de isolamento para o tratamento de doenças como varíola, difteria, febre tifoide, peste bubônica, gripe espanhola, febre amarela e meningite. Apenas em 1932 foi rebatizado “Hospital Emílio Ribas”, em homenagem ao cientista médico Dr. Emílio Ribas, que descobriu ser o mosquito o vetor de transmissão da febre amarela.

A segunda unidade do Instituto Emílio Ribas buscou atender à população da Baixada Santista, que antes precisava se deslocar para São Paulo. Com a alta demanda, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Guarujá, decidiu criar o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II - Baixada Santista. Esta segunda unidade é responsável pelo atendimento às nove cidades da Baixada Santista: Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Bertioga, Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá – chegando também a atender cidades do Vale do Ribeira, Litoral Norte e Vale do Paraíba.

O IIER-BS iniciou parcialmente suas atividades no antigo prédio da Maternidade Municipal Ana Fernandes Freitas, o Ana Parteira, no dia 23 de dezembro de 2011, sendo inaugurados os primeiros 10 leitos que atendiam casos de urgência da região. Em 13 de junho de 2013, após a conclusão da reforma do prédio, o IIER-BS foi oficialmente inaugurado com a presença do então governador, Geraldo Alckmin, da prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, e do secretário de Estado da Saúde, Dr. Giovanni Guido Cerri.

Pensamos como Instituto! Por isso, disponibilizamos diversos conteúdos para todos os interessados.

 

PALESTRAS EM VIDEO

Nosso canal no YouTube possui uma playlist completa com as aulas ministradas
nos tradicionais Ciclos de Palestras.

 

AULAS

Compartilhar conhecimento é a melhor forma de contribuir. Somos pesquisa. Somos ciência. Juntos, somos o Instituto de Infectologia Emilio Ribas II.

Dr. Thiago Bueno Dra. Andréa Alves da Silva  Dra. Carolina Marquez Masutti

Dr. Marcos Caseiro


Dr. Bruno Vieira

Dr. Marcos V. da Silva


Dra. Laedi Alves R. Santos


Dr. Marcos Caseiro

Dr. Olavo H. Munhoz Leite
     

Instituto de Infectologia Emilio Ribas II - Baixada Santista

Rua São Miguel, 760, Vicente de Carvalho - Guarujá - SP. CEP 11460-200.

Telefone: (13) 3308-2030.

 

OUVIDORIA

SUGESTÃO: Conte-nos sua ideia ou proposta para melhoria de nossos serviços.

ELOGIO: Foi bem atendido? Conte-nos como foi. O feedback é a melhor ferramenta para melhorar ainda mais nosso atendimento.

SOLICITAÇÃO: Precisa de algo? Tem alguma dúvida? Utilize a Ouvidoria para contatar-nos.

RECLAMAÇÃO: Faça suas críticas. Estamos à disposição para ajudar.

Telefone da Ouvidoria: (13) 3308-2055.

Email: ouvidoria@emilioribasbs.org.br

É permitida a entrada de duas pessoas por horário, sem direito a revezamento. Antes de entrar nos quartos, para sua segurança e do paciente, realize a higiene correta das mãos!

MANHÃ:

- Enfermaria CM1: 8h30 às 9h30.
- Enfermaria CM2: 8h30 às 9h30.
- UTI: 8h30 às 9h.

TARDE:

- Enfermaria CM1: 15h30 às 16h30.
- Enfermaria CM2: 15h30 às 16h30.
- UTI: 15h30 às 16h.

NOITE:

- Enfermaria CM1: 20h às 21h.
- Enfermaria CM2: 20h às 21h.
- UTI: 20h às 20h30.