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Publicado em: 25/05/2016
Um grupo de 20 estudantes está participando de um projeto de contação de histórias de um modo diferente e interativo para crianças internadas na Ala Pediátrica do Hospital Municipal Irmã Dulce de Praia Grande. Dando voz a personagens de revistas infantis, os adolescentes empregam métodos que favorecem a compreensão, tornando as interpretações agradáveis aos pacientes. A iniciativa é resultado de parceria entre o Rotary Club Novo Tempo e a Escola Celestin Freinet.
Dupla de estudantes da Escola Celestin Freinet divertiu com contos infantis um pequeno índio, internado na unidade pediátrica
O trabalho é desenvolvido a partir de proposta da unidade de ensino, que incluiu como atividade pedagógica o desenvolvimento de algum trabalho social relevante a ser promovido pelos estudantes.
Acompanhada da colega Giovana Catuogno Reich, a estudante Rebeca Fernandes já participa de atividade social no Hospital Municipal, animando pacientes junto com outras meninas do grupo Arco-íris da Alegria, que uma vez por semana se vestem com cores alegres e nariz de palhaço, cantando, contando histórias, distribuindo brindes, promovendo a animação e descontraindo crianças e adultos hospitalizados. “Como havia essa ideia de formar um grupo de trabalho social na escola, resolvi participar também dessa iniciativa”, disse.
A atividade voluntária acabou se somando ao trabalho já desenvolvido pela integrante do Rotary Club Novo Tempo, Marli Jorge Pereira, que desde 1971 se dedica à causa, quando o hospital era então administrado por uma organização denominada Ação Médica Comunitária. “Começamos com um projeto chamado Jovens Leitores, que estimulava as crianças a lerem notícias de jornal. Depois, resolvemos adaptar a proposta para a leitura de revistas infantis de um modo mais atraente”, revelou.
Segundo Marli, a atividade é realizada às quartas-feiras, às 14h, sempre com dois jovens por vez. As leituras e brincadeiras acontecem na Brinquedoteca, que fica no quinto andar do ‘Irmã Dulce’, e os integrantes passam por treinamento sobre como se comportar no ambiente hospitalar.