Hospital de Mogi das Cruzes recebe equipe do Vale do Paraíba para conhecer ‘Protocolo TEA’

Publicado em: 20/12/2024

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebeu neste mês a visita de uma equipe técnica do Hospital Regional do Vale do Paraíba. O objetivo foi conhecer o Protocolo de Atendimento aos pacientes com TEA – Transtorno do Espectro Autista e as boas práticas aplicadas à rotina hospitalar.

De acordo com a diretora-geral do HMMC, Amanda Correa da Cruz, a equipe visitante conheceu o fluxo de atendimentos praticado em todo o Hospital Municipal e teve acesso às ferramentas utilizadas para o acolhimento ao paciente com TEA, além de poderem tirar dúvidas realizar uma verdadeira imersão no programa e seus diferenciais.

Estiveram na visita em 2 de dezembro, representando o Hospital Regional do Vale do Paraíba, Cláudia Valéria da Rosa Castro, coordenadora de Enfermagem; a enfermeira Danielle Tavares Paes; e Marcos Vinícius Saldanha Bernardo, Enfermeiro de Qualidade.

PROTOCOLO TEA

Atento às necessidades de atender de maneira adequada às peculiaridades dos pacientes com Transtorno do Espectro Autista, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes mantém em curso um protocolo especial para esse público, que engloba as mais diversas etapas da assistência hospitalar. Gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com a Prefeitura, o HMMC recebe mensalmente até 200 pacientes com TEA ou em investigação.

O atendimento a pacientes com TEA foi lançado em setembro de 2023 e é guiado por três protocolos institucionais: o Protocolo de Classificação de Risco, a Identificação do Paciente e o Manual Institucional de Atendimento ao Paciente com TEA.

No Pronto Atendimento Infantil, o processo começa com a acolhida e identificação do paciente com uma pulseira personalizada. Em seguida, ele é direcionado para uma sala exclusiva, onde a prescrição médica é destacada para priorização do atendimento. Nos ambulatórios, os pacientes são identificados com uma etiqueta contendo o símbolo do TEA, e suas fichas médicas são marcadas com um adesivo customizado, garantindo prioridade no atendimento. Para internações, além da pulseira personalizada, há uma placa de identificação exclusiva beira-leito e a prescrição médica é identificada especificamente para TEA.

O protocolo busca assegurar um acolhimento exclusivo e a preservação da integridade dos pacientes e seus familiares. Os profissionais de saúde são capacitados conforme os protocolos estabelecidos, com foco na padronização e qualificação do atendimento, enfatizando ética, privacidade e conforto.

O HMMC também realizou adaptações em sua infraestrutura. No Pronto Atendimento Infantil, uma sala exclusiva foi criada para pacientes com TEA. “Identificamos a necessidade de um atendimento diferenciado para este perfil de paciente, considerando a fragilidade apresentada pelo usuário, bem como o aumento de pacientes com o diagnóstico após a pandemia da Covid-19”, informa a diretora Amanda Correa da Cruz.

Durante consultas e procedimentos médicos, a comunicação com pacientes autistas é adaptada para ser afetiva e respeitosa, utilizando linguagem clara e objetiva, com o auxílio de ferramentas visuais e tecnologia assistiva, como placas de comunicação alternativa e ampliada. Esta abordagem lúdica, com o uso de brinquedos e estímulo a gestos e contato visual, visa tornar a experiência médica mais compreensível e menos estressante para os pacientes.