Utilizamos cookies para ajudar você a navegar com eficiência e executar certas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies sob cada categoria de consentimento abaixo.
Os cookies que são classificados com a marcação “Necessário” são armazenados em seu navegador, pois são essenciais para possibilitar o uso de funcionalidades básicas do site....
Os cookies necessários são cruciais para as funções básicas do site e o site não funcionará como pretendido sem eles.
Esses cookies não armazenam nenhum dado pessoalmente identificável.
Cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedbacks e outros recursos de terceiros.
Cookies analíticos são usados para entender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas o número de visitantes, taxa de rejeição, fonte de tráfego, etc.
Os cookies de desempenho são usados para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência do usuário para os visitantes.
Os cookies de anúncios são usados para entregar aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitaram antes e analisar a eficácia da campanha publicitária.
Publicado em: 23/09/2016
Não foi por acaso que o curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina do ABC conquistou nota máxima 5 na mais recente edição do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – o ENADE –, do Ministério da Educação. A qualidade do ensino, a formação ampla, o enfoque prático e a preocupação com a humanização no atendimento são marcas da graduação da FMABC, que têm impulsionado a carreira de boa parte dos egressos, tanto na área acadêmica, em cursos de pós-graduação e residência, como no âmbito profissional.
Ex-aluna Thaís Gassi, que se formou em 2015 no curso de Enfermagem
Entre os muitos ex-alunos que entram em contato para relatar a trajetória profissional está Thaís Gassi, que se formou em 2015 e atualmente cursa residência de Enfermagem Cardiovascular no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. “Gostaria de parabenizar a todo o corpo docente da FMABC. Agora, durante as aulas da residência, pude notar que coisas que aprendi na faculdade eram novidade para muitos dos residentes, como eletrocardiograma, ritmos de parada, fisiologia, medicamentos e síndromes isquêmicas, por exemplo. São coisas que fui preparada pelos professores de nossa instituição. Fiquei feliz também com meu desempenho na primeira avaliação de prática da residência. A enfermeira coordenadora do setor disse que recebi muitos elogios em relação à minha sistematização da assistência de enfermagem, especialmente na anotação, pois trabalho como enfermeira assistencial, assumindo cuidados integrais, e em relação à evolução e anotação de feridas, bem como na realização de curativos”, revela a ex-aluna, que acrescenta: “Reconheço que me esforcei para isso, porém, reconheço ainda mais que foi o corpo docente da Enfermagem que me deu toda a base, recursos e conhecimentos necessários para todas essas conquistas, desde a classificação na residência até minha atuação com enfermeira”, garante Thaís Gassi.
ENSINO DIFERENCIADO
Instalado na FMABC em 1999, o curso de Enfermagem se destaca pelo projeto pedagógico diferenciado, que privilegia a qualidade do ensino por meio de docentes altamente qualificados, de currículo abrangente e cuidadosamente estruturado. Além disso, são amplas as oportunidades de estágio supervisionado desde o primeiro ano da graduação, com incentivo à participação discente em projetos de pesquisa e de extensão.
“O curso de Enfermagem procura inovar suas ações pedagógicas continuamente, a fim de garantir formação austera e consistente. Há preocupação constante em atender às demandas de mercado, que exige um profissional qualificado tanto para a assistência como para a gestão, em todos os níveis de atenção”, afirma a professora do curso de Enfermagem, Ana Maria Marcondes Fiorano, que completa: “É uma enorme satisfação receber o carinho de volta dos alunos. Procuramos sempre manter uma relação próxima, pois estamos com eles em sala de aula e nos estágios. Compartilhamos experiências e trocamos conhecimentos. Convivemos intensamente por quatro anos e buscamos construir relações além daquela professor-aluno. Alguns permanecem conosco na pós-graduação e residência, outros como monitores ou dando continuidade em projetos de extensão. A cada bom resultado em processos seletivos que participam, temos a certeza de que estamos no caminho certo. Mas o melhor mesmo é perceber como são grandes nossos ex-alunos, excelentes profissionais e pessoas admiráveis. A gratidão e o reconhecimento são virtudes que nos tornam mais humanos, mais felizes”, considera Fiorano.