Cristo Redentor é iluminado de laranja em ação do NEA-FMABC

Publicado em: 18/07/2025

Campanha propõe o conhecimento sobre o TDAH e necessidade de diagnóstico precoce

 

Cristo Redentor é iluminado de laranja em ação do NEA-FMABC

Divulgação/FMABC

O Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, foi iluminado pela cor laranja no dia 12 de julho em alusão ao Dia Mundial do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A ação é parte da campanha “TDAH Além dos Rótulos”, promovida pela Cellera Farma em parceria com o Movimento Dislexia TDAH GABCD e o Núcleo Especializado em Aprendizagem do Centro Universitário FMABC (NEA-FMABC).

O monumento no Rio de Janeiro foi iluminado com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a necessidade de diagnóstico e tratamento do transtorno. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, até 2022, a prevalência de TDAH era estimada em 7,6% em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, 5,2% nos indivíduos entre 18 e 44 anos e 6,1% nos indivíduos maiores de 44 anos apresentando sintomas de TDAH.

 O TDAH é caracterizado por padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade que interferem no funcionamento diário e no desenvolvimento pessoal, impactando a vida do indivíduo. Existem tratamentos e cuidados que ajudam a melhorar a vida do paciente.

Este é o segundo ano consecutivo em que o grupo do Grande ABCD ilumina o Cristo Redentor de laranja. A parceria do NEA-FMABC com o Santuário Cristo Redentor teve início em 2024 quando, além de realizar a ação a equipe multidisciplinar do núcleo, teve início um trabalho de pesquisa e rastreio de sinais dos transtornos com os colaboradores que atuam no Santuário.

 “Conscientizar é o caminho mais certeiro para uma sociedade inclusiva e para um diagnóstico assertivo no sentido de propor qualidade de vida ao indivíduo com TDAH”, explica Alessandra Caturani Wajnsztejn, neuropsicóloga e coordenadora do NEA-FMABC.