Publicado em: 24/07/2025
Dia 22 de julho a equipe do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Santo André esteve no Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema para dar início a um projeto conjunto que promete qualificar os atendimentos e reduzir o tempo de espera de pacientes que aguardam por serviços de alta complexidade em oftalmologia. As duas unidades são gerenciadas pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
A iniciativa integra uma série de ações estratégicas para otimizar o fluxo assistencial. Entre elas está o treinamento da equipe de enfermagem do AME-SA para identificar, durante a realização de exames de campimetria, pacientes elegíveis para encaminhamento ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro. Além disso, os oftalmologistas do AME também serão apoiados por um processo de matriciamento para reconhecimento de casos com os seguintes CIDs: H54.0 – Cegueira, ambos os olhos; H54.1 – Cegueira em um olho e visão subnormal no outro; H54.2 – Visão subnormal de ambos os olhos; H54.3 – Perda não qualificada da visão em ambos os olhos; H54.4 – Cegueira em um olho; H54.5 – Visão subnormal em um olho; H54.6 – Perda não qualificada da visão em um olho; e H54.7 – Perda não especificada da visão.
Outro destaque do projeto é a triagem ativa das filas de espera, com o objetivo de identificar pacientes com necessidade de próteses, órteses e dispositivos de correção visual e mobilidade.
O Lucy Montoro de Diadema também realizará uma análise de aproximadamente 300 pacientes que atualmente aguardam atendimento de alta complexidade em oftalmologia, com foco na requalificação dessas filas e no direcionamento mais ágil dos casos.
Com mais essa parceria, AME Santo André e Rede Lucy Montoro reforçam o compromisso com a humanização do cuidado e a melhoria contínua do acesso aos serviços especializados para a população.