Publicado em: 24/07/2025
O Instituto de Infectologia Emílio Ribas II da Baixada Santista (IIER2), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, iniciou dia 7 de julho a instalação de sua nova Central de Refrigeração. O serviço faz parte do investimento, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, destinado à atualização de infraestrutura no valor de R$ 772 mil. O equipamento substitui o antigo sistema que já havia atingido seu ciclo de vida útil e, além disso, apresentava desgaste devido à maresia.
Para garantir a segurança da operação e a continuidade dos atendimentos hospitalares, a etapa de içamento da nova central contou com uma equipe técnica especializada e a elaboração de um projeto estrutural minucioso. A medida teve como objetivo preservar a infraestrutura predial, manter o funcionamento do equipamento antigo durante a troca e evitar qualquer impacto na rotina do hospital. A segunda fase da obra, que está em andamento, contempla a instalação hidráulica que irá conectar a nova central ao sistema de dutos já existente na unidade.
A escolha do período de inverno para a realização da substituição foi estratégica para que o IIER2 possa enfrentar o verão com tranquilidade, já que as temperaturas na região podem chegar aos 40 graus. A modernização da Central de Refrigeração representa um avanço importante para o conforto e a segurança dos pacientes e profissionais de saúde, especialmente em uma região de clima quente e úmido como a Baixada Santista.
A UNIDADE
O IIER2 é referência na região da Baixada Santista e possui reconhecido nível de excelência no atendimento à população, sendo o primeiro hospital 100% SUS da região a possuir certificação de qualidade ONA. Funciona 24 horas por dia e é especializado no tratamento de doenças como HIV/Aids, tuberculose, leptospirose, meningites meningocócicas, complicações por gripe, hepatites, dengue (especialmente no verão), entre outras. Possui 205 colaboradores e 45 leitos, sendo 13 de UTI e 32 de enfermaria.