Agosto Dourado em São Bernardo destaca importância do apoio para amamentação

Publicado em: 06/08/2025

Durante todo o mês, serão realizadas diversas atividades no Hospital da Mulher com objetivo de disseminar informação sobre o significado do aleitamento materno

 

Banco de Leite de SBC é um dos mais reconhecidos do Brasil, segundo a prefeitura (foto: Divulgação/PMSBC)

O município de São Bernardo do Campo promove durante todo o mês diversas ações em celebração ao Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno. Com o tema “Priorizemos a amamentação: criemos sistemas de apoio sustentáveis”, a campanha enfatiza, acima de tudo, a relevância de estabelecer um ambiente favorável para o aleitamento materno, onde as famílias recebam suporte constante e duradouro. A iniciativa também traz atenção ao impacto ambiental e às questões relacionadas às mudanças climáticas.

“Nós temos em São Bernardo um dos mais reconhecidos bancos de leite humano do Brasil. A amamentação é a primeira vacina, fortalece o sistema imunológico e aumenta o vínculo entre mãe e bebê. Ou seja, só tem vantagens”, destacou o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn. “Na nossa rede de saúde as mamães vão encontrar todo apoio e informação para uma amamentação de sucesso, com orientações que começam desde o pré-natal”, completou.

A nutricionista e coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher, Nerli Pascoal Andreassa, frisou que a campanha deste ano tem como objetivo priorizar a amamentação, entendendo não apenas como uma decisão individual da mãe, mas como um direito que deve ser assegurado e promovido por toda a sociedade. “É preciso criar sistemas de apoio sustentáveis, envolvendo tanto organizações quanto políticas públicas, com o propósito de oferecer suporte abrangente à amamentação. Isso inclui desde assistência psicológica e emocional até a implementação de espaços adequados para amamentar em ambientes de trabalho”, explicou.

“Esse esforço visa promover um ambiente mais acolhedor que envolva famílias, profissionais de saúde, empresas e governos. É preciso também mobilizar ações que conectem diferentes sistemas de apoio ao aleitamento materno, contribuindo para a construção de um contexto mais sustentável e favorável à prática”, concluiu.

A programação se inicia no dia 6 de agosto, com a abertura oficial das celebrações, no Teatro Elis Regina. Ao longo do mês, serão realizadas diversas atividades no Hospital da Mulher e no Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), como rodas de conversa com pacientes e ações junto aos trabalhadores, sempre com objetivo de conscientizar e incentivar o aleitamento materno.