Publicado em: 06/08/2025

Integrantes do NEA-FMABC participaram da ação de conscientização (foto: Divulgação/FMABC)
Em mais uma ação de conscientização promovida pelo Movimento Dislexia TDAH GABCD em parceria com o NEA-FMABC, a Roda Rico, atração turística localizada no Parque Cândido Portinari, em São Paulo, foi iluminada com a cor laranja no dia 1º de agosto, com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a necessidade de diagnóstico e tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Professores e membros do núcleo estiveram presentes representando o Centro Universitário FMABC no evento. Esta é a primeira vez que a ação acontece na Roda Rico. A cor laranja foi escolhida pela campanha para representar o TDAH por simbolizar energia, calor e criatividade, características frequentemente associadas a pessoas diagnosticadas com o transtorno.
“Estamos muito gratos com a oportunidade de levar essa mensagem de conscientização e poder simbolizar essa campanha com a iluminação da roda gigante”, explica Alessandra Caturani Wajnsztejn, neuropsicóloga e coordenadora do NEA-FMABC. Além da ação na roda gigante, o grupo do Grande ABC também iluminou com a mesma cor o Cristo Redentor no mês de julho.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil, até 2022, a prevalência de TDAH era estimada em 7,6% em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, 5,2% nos indivíduos entre 18 e 44 anos e 6,1% nos indivíduos maiores de 44 anos apresentando sintomas de TDAH.
O TDAH é caracterizado por padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade que interferem no funcionamento diário e no desenvolvimento pessoal, impactando a vida do indivíduo. Existem tratamentos e cuidados que ajudam a melhorar a vida do paciente.