Publicado em: 15/08/2025
Alunos do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) promoveram em agosto a 50ª edição do Congresso Médico Universitário do ABC (ComuABC). A cerimônia de abertura do evento médico-científico, que celebra meio século de tradição, foi realizada dia 11 de agosto no auditório do Prédio CEPES da FMABC, em Santo André. O evento deu início a uma semana de programação recheada de palestras, workshops e trabalhos científicos, envolvendo cerca de 800 congressistas em prol do desenvolvimento da saúde.
O Congresso começou com um discurso do reitor do Centro Universitário FMABC, David Uip, que destacou a força do ComuABC ao longo desses 50 anos e a importância de contar com um evento tão impactante organizado pelos alunos da instituição.
A palestra de abertura foi ministrada por Gustavo Mendes Lima Santos, diretor de Assuntos Regulatórios para a América Latina da farmacêutica Lilly e ex-diretor executivo da Fundação Butantan.
O farmacêutico e historiador abordou os avanços e desafios no desenvolvimento das vacinas e discutiu aspectos históricos, técnicos e regulatórios essenciais para a autonomia na produção de imunizantes, bem como para o fortalecimento de um parque biotecnológico nacional robusto.
A mesa solene contou também com a participação do coordenador do curso de Medicina e presidente de honra do ComuABC, Mario Faro Júnior; da presidente desta edição do Congresso, Marina Pavarine; do presidente do Diretório Acadêmico do Centro Universitário FMABC, Henrique Tamanaha; e do docente da disciplina de Medicina Integrativa e presidente da primeira edição do Congresso, Celso Batello, que recebeu uma homenagem por sua contribuição.
O objetivo do ComuABC é complementar a formação acadêmica dos alunos, incentivar a pesquisa científica na graduação e conectar os participantes ao que há de mais atual na pesquisa e na atuação médica. Considerado um dos maiores do gênero no país, já recebeu mais de 30 mil participantes e profissionais da saúde, entre palestrantes e membros de comissões avaliadoras.
A organização do congresso começou no início do ano. Na fase de pré-eventos, entre março e maio, foram promovidos um curso de Escrita Científica, voltado a aperfeiçoar a produção acadêmica; um curso de Oratória, para orientar os alunos quanto à apresentação oral de trabalhos; e o Pré-Comu, destinado a apresentar o congresso aos estudantes calouros.
O evento foi encerrado em 16 de agosto, com uma festa de gala no Buffet Fernandes, em São Paulo. Na ocasião, também foram anunciadas as premiações dos melhores trabalhos apresentados, a fim de reconhecer o mérito dos alunos e incentivá-los a continuar a produção científica em suas áreas.