Publicado em: 21/08/2025

O Centro Especializado em Reabilitação CER III São Mateus completou recentemente um ano de funcionamento, marcando uma trajetória de avanços significativos na atenção à saúde da pessoa com deficiência. A data foi celebrada com um evento especial promovido pela própria comunidade — gesto que simboliza o reconhecimento e a gratidão pelos serviços oferecidos ao longo desses 12 meses.
A unidade, referência em atendimento especializado, acolhe crianças, adultos e idosos com deficiência auditiva e intelectual, oferecendo reabilitação por meio de uma equipe multiprofissional altamente qualificada. Entre os serviços, destacam-se os atendimentos do programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD), terapia fonoaudiológica, avaliações para uso de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), além de ações voltadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ao desenvolvimento neuropsicomotor de recém-nascidos com alto risco.
A requalificação de CER tipo II para III ocorreu em junho de 2024 com investimento de aproximadamente R$ 1,6 milhão para ampliação e modernização do espaço. O número de consultórios saltou de três para sete, e novos ambientes foram incorporados, como salas de recursos sensoriais, fisioterapia, reabilitação virtual, audiologia e dispositivos assistivos. Com isso, a capacidade de atendimento foi ampliada de 800 para mais de 1.500 pessoas por mês.
A equipe também cresceu de forma expressiva. Atualmente são 81 profissionais, sendo: fonoaudiólogos (de 8 profissionais para 14 profissionais de 20h e 40h); fisioterapeutas (de 6 profissionais para 8 profissionais); psicólogos (de 3 profissionais para 5 profissionais); terapeutas ocupacionais (de 4 profissionais para 7 profissionais); além da inclusão de neurologistas (3), otorrinolaringologistas (2) e ortopedista (1).
COMPARATIVO
Em junho de 2024, o CER registrava 583 pacientes aguardando consulta com neurologista. Esse número permaneceu estável ao longo dos meses, mantendo-se com média semelhante até março de 2025, quando houve uma redução expressiva, alcançando 336 pacientes aguardando consulta.
A redução se deu por meio de uma estratégia de requalificação técnica e administrativa, voltada aos pacientes que já estavam agendados e em fila de espera. A partir dessas ações, e com a implementação de ferramentas de controle de agenda, planilhas de gestão e acompanhamento contínuo, o CER obteve um marco importante: em junho, a unidade registrou fila de espera zerada para neurologia, garantindo melhor acesso e continuidade do cuidado especializado.
Os pacientes em fila de espera de 2022 e 2023 foram inseridos em acompanhamento pela equipe multidisciplinar a partir de julho de 2024 até setembro de 2024. Após essa data não houve mais fila de espera interna.
Mais do que números, o primeiro ano do CER III representa um compromisso com a inclusão, o cuidado e a promoção da autonomia de centenas de pessoas que encontram na unidade acolhimento, tecnologia e humanidade.