Publicado em: 29/10/2025

Em iniciativa inédita no Hospital Nardini, em Mauá, realizada nos dias 22 e 23 de outubro, cerca de 200 colaboradoras da instituição participaram da coleta do exame de papanicolau, diretamente no local de trabalho. A ação, parte da campanha mundial Outubro Rosa, teve como objetivo promover a prevenção e a conscientização sobre o câncer de colo do útero, facilitando o acesso das trabalhadoras ao exame preventivo. Ou seja, cuidar de quem cuida.
Durante os dois dias, o hospital disponibilizou horários estratégicos – das 10h às 13h e das 19h às 20h30 – para atender aos quatro turnos de funcionamento da unidade. O procedimento foi oferecido gratuitamente, sem necessidade de agendamento, com duração inferior a dez minutos, promovendo agilidade e conforto às profissionais de todos os setores.
A repercussão foi positiva e unânime entre as colaboradoras, com a ação sendo elogiada pela praticidade, cuidado e inovação. A assistente administrativa Graciela de Almeida Costa, no hospital desde 2017, destacou a importância da medida. “Muito legal e gratificante essa iniciativa. Aqui, fazemos a coleta e já voltamos para o setor, sem atrapalhar o trabalho. Se contarmos as vezes que temos de sair para fazer o procedimento fora, são ao menos cinco saídas. Espero que tenha mais vezes.”
Para a enfermeira Claudia da Silva Almeida, além do acesso facilitado, a ação é um exemplo de coerência com a missão da instituição. “Às vezes temos até vergonha, pois trabalhamos na saúde e não damos exemplo. Essa ação mostra que o hospital está preocupado em cuidar de quem cuida.”
Claudia ainda levou a colega Rosa Pereira, técnica de enfermagem, para fazer o exame. “Maravilhosa essa iniciativa. Não temos tempo de ir à UBS, e a coleta aqui facilita muito a nossa vida e o trabalho internamente”, completou Rosa.
Com apenas três semanas no Nardini, a assistente em Recursos Humanos Fátima Aparecida Barbosa comemorou a iniciativa. “Tinha até agendado para fazer o exame fora, e agora vou desmarcar. Não tem nem como comparar a praticidade de fazer a coleta aqui.”
A ação também foi uma novidade a profissionais mais antigas na unidade. “São três anos de Nardini e é a primeira vez que vejo uma ação assim, voltada aos funcionários. A direção do hospital está de parabéns”, ressaltou a técnica em enfermagem Josilene Carvalho.
Outras colaboradoras, como Fernanda Martins Carvalho da Silva (costureira da rouparia) e Gabriela Soares de Novais (camareira), destacaram a facilidade e o acolhimento da iniciativa. “É muito mais prático e fácil, sem dúvidas”, disse Fernanda.
“Assim que soube da ação, corri para fazer. Muitas vezes, adiamos o exame preventivo pela demora no processo, entre agendamento, coleta e resultado, ou mesmo medo. Aqui foi tudo muito rápido e a pessoa que me atendeu passou segurança e tranquilidade”, contou Gabriela.
A profissional citada é a enfermeira Angelina Aparecida de Sousa Gonçalves, da Estratégia de Saúde da Família na UBS (Unidade Básica de Saúde) Oratório, que realizou os exames com empatia e atenção e foi bastante elogiada. “Gosto muito do que faço, esse talvez seja o diferencial no atendimento às pessoas”, disse. Mesmo sendo responsável por aplicar o exame em um dos horários, admitiu com bom humor que ainda não havia feito o dela este ano. “Mas prometo que irei fazer”, afirmou, sorrindo.
A gerente assistencial do Hospital Nardini, Cícera Roberta Alves, destacou que, após a liberação dos resultados, as mulheres passarão por orientação médica dentro do próprio hospital, garantindo o acompanhamento necessário. “O cuidado com quem cuida é fundamental para a promoção da saúde. A ação objetiva valorizar nossos profissionais e, evidentemente, prevenir doenças, contribuindo ativamente para um Outubro Rosa mais efetivo e transformador”, explicou.
O papanicolau é o principal exame de rastreamento para o câncer de colo do útero, identificando lesões pré-cancerosas e alterações celulares antes mesmo do surgimento de sintomas. Também permite detectar ISTs (infecções Sexualmente Transmissíveis), como HPV, clamídia, gonorreia e sífilis, além de infecções vaginais comuns, como candidíase e tricomoníase.
O exame é indicado a todas as mulheres que já iniciaram a vida sexual, especialmente entre 25 e 59 anos, e deve ser feito regularmente, conforme orientação médica.
Recomenda-se não estar menstruada ou ter relações sexuais, usar duchas, medicamentos ou anticoncepcionais vaginais nas 48 horas anteriores à coleta. Para agendar o exame, basta procurar a unidade de saúde mais próxima. Em ações pontuais, como a do último sábado (18), no Dia D da Multivacinação, a Secretaria de Saúde de Mauá realizou as coletas de papanicolau nas UBSs sem a necessidade de agendamento.