Publicado em: 19/11/2025

A programação trouxe palestras e atividades voltadas à conscientização e ao bem-estar
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Sorocaba, gerido pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, realizou em novembro sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), evento anual organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade. Com o tema “A prevenção começa por você!”, a programação trouxe palestras e atividades voltadas à conscientização e ao bem-estar dos profissionais de saúde.
A abertura aconteceu no dia 10 de novembro, com a palestra “Assédio moral e sexual”, ministrada por Rodolfo da Silva, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). No dia seguinte, o mesmo palestrante retornou para abordar o tema “Acidentes não acontecem por acaso”, reforçando a importância da atenção e dos cuidados preventivos no ambiente de trabalho.
Na quarta-feira, 12 de novembro, foi a vez da coordenadora do AME Sorocaba, Daniele Leal, conduzir uma palestra sobre gestão financeira e investimentos, ampliando o conceito de prevenção para além da segurança física. No dia seguinte, a infectologista Dra. Tais Cruz abordou questões de biossegurança, tema fundamental para profissionais que atuam diretamente na assistência à saúde.
Além das palestras, a SIPAT contou com atividades interativas que envolveram os colaboradores ao longo da semana. A dinâmica “Alô SIPAT” premiou com alfajores os funcionários que atendessem o telefone dizendo a frase-chave do evento. Já o concurso de frases sobre prevenção mobilizou a equipe e teve como vencedora Cíntia Abdala, funcionária do laboratório, que criou a frase “A prevenção floresce onde há cuidado, o primeiro solo é você!” e recebeu como prêmio uma fritadeira sem óleo.
O AME Sorocaba foi inaugurado em dezembro de 2013 e passou a ser administrado pela Fundação do ABC em novembro de 2020. A unidade atende exclusivamente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 48 municípios da região, totalizando uma população de mais de 2,4 milhões de habitantes. A estrutura oferece 20 especialidades médicas, centro cirúrgico próprio e realiza mensalmente cerca de 5,3 mil consultas médicas e 2,9 mil consultas e sessões não médicas em diversas áreas.