Carreta da saúde de SBC amplia atendimento para mamografia e Papanicolau

Publicado em: 27/11/2025

Equipamento realizou 220 atendimentos em dois dias; cidade é pioneira na ampliação da faixa etária para rastreio de câncer de mama

 

Caminhão de Barretos ficou estacionado no Paço Municipal de SBC (foto: Brenner Oliveira/PMSBC)

A aposentada Delia de Oliveira Amaro, de 60 anos, já removeu dois nódulos das mamas e, anualmente, realiza o exame de mamografia para acompanhar sua saúde. Na manhã de 25 de novembro, ela aguardava para realizar seu exame na Carreta do Amor, equipamento cedido pelo Hospital do Câncer de Barretos, que esteve na Esplanada do Paço Municipal de São Bernardo desde o dia anterior e realizou 220 atendimentos, entre mamografias e exames de Papanicolau.

Paciente da UBS Vila Dayse, dona Delia aprovou a facilidade de poder fazer o exame no Paço Municipal. “Achei muito bom. Tem que ser cada vez mais fácil”, afirmou. Maria Neusa Moreira Novaes, 67 anos, passou no médico na UBS em meados de novembro e no dia 24 já foi chamada para realizar o exame. “É bom a gente ter mais opções. Fui chamada rapidamente e aqui o atendimento também está sendo rápido”, elogiou.

São Bernardo não tem fila de espera para realização de mamografia e nem para coleta do exame citológico, o Papanicolau, mas a Carreta do Amor é mais um equipamento para ofertar atendimentos à população, destacou o secretário municipal de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn. “São Bernardo é pioneira na ampliação da faixa etária para realização da mamografia como rastreio de câncer de mama, temos a nossa própria Carreta da Mamografia que percorre a cidade toda, todos os meses do ano. Aqui, as mulheres têm a segurança de uma rede de saúde robusta e pronta para cuidar de todas elas”, completou.

A carreta funcionou, adicionalmente, aos atendimentos promovidos pelo equipamento de São Bernardo. A unidade do Hospital do Câncer de Barretos foi deslocada para a cidade do Grande ABC mediante ofício da deputada federal Ana Rosas.

PIONEIRISMO

São Bernardo foi a primeira cidade do Brasil a acatar recomendação da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia) e que estende a faixa etária para rastreio. A cidade conta com cerca de 102,7 mil moradoras entre 40 e 74 anos, das quais mais de 83,6 mil são usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde), ou seja, mais de 80% das mulheres nesta faixa etária.

As moradoras podem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência para agendamento de consulta com ginecologista e/ou médico da família e realização do exame, que terá periodicidade anual, a menos que haja alguma alteração no resultado do exame. Mulheres de 40 a 74 anos podem realizar o exame na Carreta da Mamografia, sem necessidade de pedido médico.

O calendário do equipamento pode ser acessado no Portal da Saúde de SBC.