Publicado em: 05/12/2025

Hospital de Clínicas foi uma das unidades visitadas (foto: Igor Cotrim/PMSBC)
Quatro dias de intensas trocas de experiências marcaram a visita do Projeto Colabora APS a São Bernardo, reunindo gestores de saúde do município, de Maringá (PR), Sobral (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e representantes da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O encontro reforçou o reconhecimento nacional da qualidade da rede de Atenção Primária à Saúde da cidade.
São Bernardo foi escolhida para ser a cidade anfitriã por ter uma das 29 experiências consideradas inovadoras pela Fiocruz entre quase 500 projetos inscritos. As equipes visitantes vieram conhecer a estratégia de matriciamento desenvolvida nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, destinada a ampliar a resolutividade dos atendimentos na atenção primária e reduzir a demanda por consultas especializadas. O projeto inscrito destacou o piloto da UBS Vila Euclides, que apresentou resultados expressivos na diminuição da fila de dermatologia.
PROGRAMAÇÃO DA VISITA
A agenda teve início no dia 1º de dezembro, com a imersão dos participantes nos processos da Secretaria de Saúde e do Departamento de Regulação. No dia seguinte, as equipes conheceram a UBS Vila Euclides e a UBS São Pedro, a maior das 35 unidades da rede em população referenciada, com mais de 100 mil usuários. O terceiro dia foi dedicado ao Hospital de Clínicas, e o encerramento ocorreu na própria Secretaria, com uma avaliação coletiva das atividades.
A diretora do Departamento de Atenção Básica e Gestão do Cuidado, Andressa Ruiz, destacou a importância do matriciamento. “Ele permite que o paciente tenha mais resolução dentro da própria unidade, evitando encaminhamentos desnecessários, melhorando as filas e priorizando casos que realmente precisam de especialistas. Ser selecionado pela Fiocruz e receber outras equipes é um reconhecimento que motiva nossos profissionais e mostra que estamos cumprindo os princípios do SUS, com mais acesso, qualidade e referência para o Estado e o Brasil”, afirmou.
RECONHECIMENTO NACIONAL
Djara Mahin, enfermeira e gestora da Secretaria de Saúde de Salvador (BA), ressaltou que a visita foi “extremamente importante”. Para ela, o projeto apresentado por São Bernardo é “superinovador” e levará contribuições significativas para debates internos em sua cidade. Djara reforçou a relevância da equidade na formulação de políticas públicas. “É essencial considerar quem são as pessoas para quem fazemos saúde. Os quesitos raça/cor, identidade de gênero, orientação sexual, se a pessoa tem ou não deficiência, se está em situação de rua, qualificam nossa prática e tornam o trabalho mais seguro e efetivo”.
Thais Severino, coordenadora da frente de intercâmbios da Rede Colabora APS, elogiou a estrutura e a organização da rede municipal. “São Bernardo tem uma rede muito bem construída, com diversos dispositivos funcionando de forma integrada. A experiência selecionada mostra como é possível orquestrar a atenção primária com uma cobertura expressiva, equipes motivadas e articulação com serviços especializados e hospitalares, garantindo integralidade, universalidade e equidade”, avaliou.
A diretora de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência, Ângela Fernando, também destacou o impacto positivo do intercâmbio. “Essas trocas ampliam o horizonte dos profissionais e favorecem a implementação de projetos que beneficiam diretamente a população. Conseguimos contemplar toda a rede, da atenção básica às especialidades e urgência, reforçando a importância do trabalho integrado.” Nos próximos meses, equipes de São Bernardo retribuirão a visita, conhecendo experiências desenvolvidas no Rio de Janeiro e em Sobral, no Ceará.