Publicado em: 09/01/2026

Hospital abriu pronto-socorro para livre demanda em 1º de janeiro de 2025 (foto: Igor Cotrim/PMSBC)
Uma promessa cumprida logo no primeiro dia de gestão do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima: a abertura do pronto-socorro do Hospital de Urgência (HU) para demanda espontânea. Até então, a unidade atendia exclusivamente casos encaminhados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou transferidos de outras unidades de saúde.
No primeiro ano de funcionamento de portas abertas, o HU registrou aumento de 215% na média mensal de atendimentos, que saltou de 5,3 mil para 16,9 mil.
Ao longo dos 12 meses, o prefeito esteve diversas vezes no hospital para acompanhar de perto os atendimentos e as melhorias realizadas. O HU ampliou suas equipes com a contratação de 58 profissionais de enfermagem, além do reforço em outras áreas assistenciais.
Em setembro de 2025, tiveram início os atendimentos oftalmológicos por encaminhamento, totalizando 763 procedimentos até novembro. Também houve a retomada das cirurgias pediátricas e um aumento de 25% no número de altas hospitalares, refletindo maior capacidade de resposta do serviço.
Entre as melhorias estruturais, destacam-se a implantação de brinquedoteca, a reforma e adequação da hotelaria e ambiência dos quartos de internação, a instalação de televisores, a reforma dos pisos e a ampliação e qualificação das áreas funcionais.
Em novembro, foi implantado um fluxo exclusivo no Pronto Atendimento Adulto para casos de baixa complexidade (classificação azul e verde), conhecido como Fast Track. Apenas em dezembro, o novo modelo registrou 803 atendimentos, reduzindo significativamente o tempo de espera para casos menos graves, sem impacto negativo no atendimento aos pacientes de maior complexidade.