Publicado em: 04/02/2026

No Complexo, existe um programa permanente de atendimento psicológico (foto: /Divulgação/CSSBC)
O primeiro mês do ano chegou ao fim, mas a reflexão proposta pelo Janeiro Branco permanece atual e necessária. A campanha reforça que o cuidado com a saúde mental não deve se limitar a um período específico do calendário, mas fazer parte da rotina ao longo de todo o ano, como um compromisso permanente com o bem-estar e a qualidade de vida.
Para a psicóloga do trabalho Rosanna Norinho Dias, da Medicina Ocupacional do Complexo de Saúde de São Bernardo do Campo (CSSBC), a atenção à saúde emocional precisa ser contínua. “Saúde mental é cuidado diário. O Janeiro Branco nos convida à reflexão, mas os desafios emocionais fazem parte da vida ao longo de todo o ano. Quando o cuidado é contínuo, conseguimos prevenir adoecimentos e promover mais qualidade de vida e bem-estar”, destaca.
Ao longo do mês passado, a campanha incentivou atitudes fundamentais, como falar sobre sentimentos, respeitar os próprios limites e buscar ajuda quando necessário. Alguns sinais merecem atenção, como cansaço emocional, ansiedade frequente, dificuldade de concentração, alterações no sono ou no humor, especialmente quando o dia a dia começa a pesar mais do que o habitual. Nesses casos, procurar apoio psicológico é um gesto de cuidado e responsabilidade consigo mesmo.
A psicóloga do trabalho Fabiana de Oliveira Souza também ressalta o papel da campanha como um convite permanente ao autocuidado. “A campanha do Janeiro Branco é crucial para a conscientização de todos e também um convite para cuidar da mente, acolher as emoções, desacelerar e relembrar que saúde mental também é prioridade ao longo dos meses. Afinal, cuidar da mente é cuidar da vida”, afirma.
No CSSBC, a ação é promovida pela Medicina Ocupacional, que disponibiliza de forma permanente o Programa de Atendimento Psicológico, voltado aos colaboradores CLT ativos. O serviço oferece um espaço seguro, sigiloso e acolhedor, com escuta profissional e acompanhamento, auxiliando no enfrentamento das dificuldades emocionais e no fortalecimento de recursos para lidar com os desafios do trabalho e da vida pessoal.
O investimento em saúde mental também impacta diretamente o ambiente de trabalho. Transtornos mentais estão entre as principais causas de afastamento laboral, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O autocuidado contribui para a redução do absenteísmo e do presenteísmo, além de favorecer mais equilíbrio emocional, clareza nas decisões, comunicação saudável e relações profissionais mais respeitosas e colaborativas.
Mesmo com o encerramento do Janeiro Branco, a mensagem que fica é clara. “Procurar ajuda psicológica é um ato de coragem e responsabilidade. Todos nós, em algum momento, precisamos de apoio. Falar, se cuidar e pedir ajuda é um passo importante para preservar a saúde emocional e a qualidade de vida”, reforça Rosanna.
Os colaboradores do CSSBC que sentirem necessidade de apoio podem realizar o agendamento pelo WhatsApp (11) 94797-9079.